O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental
Palabras clave:
Recursos didáticos audiovisuais, Consumismo e meio ambiente, Publicidade infantil, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)Resumen
A educação ambiental frequentemente é abordada de modo efêmero e superficial. Nessa perspectiva,
faz-se necessário discutir sua relevância, possibilitando práticas dinâmicas e lúdicas a fim de construir
conhecimentos mais profundos, instigando o interesse dos alunos. Utilizando como recurso didático o
filme O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), o presente artigo propõe a reflexão sobre a relação
entre consumismo e educação ambiental com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Caracterizando-se como qualitativa e exploratória, com enfoque bibliográfico, a pesquisa fundamentase em Rosa (2000), Bauman (2001), Silva (2015) e Soares e Souza (2018), buscando evidenciar a
utilização de filmes e vídeos nas práticas educativas, fomentando discussões necessárias sobre o meio
ambiente. Por fim, conclui-se que o filme proposto apresenta-se como um recurso didático promissor
na prática da educação ambiental, permitindo a dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
sensibilização ambiental dos educandos.
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