O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental

Autores/as

  • Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Thaise Maiara Rodrigues Gama Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gutemberg de Castro Praxedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Recursos didáticos audiovisuais, Consumismo e meio ambiente, Publicidade infantil, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

Resumen

A educação ambiental frequentemente é abordada de modo efêmero e superficial. Nessa perspectiva,
faz-se necessário discutir sua relevância, possibilitando práticas dinâmicas e lúdicas a fim de construir
conhecimentos mais profundos, instigando o interesse dos alunos. Utilizando como recurso didático o
filme O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), o presente artigo propõe a reflexão sobre a relação
entre consumismo e educação ambiental com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Caracterizando-se como qualitativa e exploratória, com enfoque bibliográfico, a pesquisa fundamentase em Rosa (2000), Bauman (2001), Silva (2015) e Soares e Souza (2018), buscando evidenciar a
utilização de filmes e vídeos nas práticas educativas, fomentando discussões necessárias sobre o meio
ambiente. Por fim, conclui-se que o filme proposto apresenta-se como um recurso didático promissor
na prática da educação ambiental, permitindo a dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
sensibilização ambiental dos educandos.

Biografía del autor/a

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq) e do projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE (FE/UERN). E-mail: yatamurirafaelly@gmail.com

Thaise Maiara Rodrigues Gama, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e membro do projeto de extensão Formação de Conselheiros Escolares do Município de Mossoró-RN - PROFCE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0785026177216543. E-mail: tthaisegama@gmail.com

Gutemberg de Castro Praxedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, atuando com didática das ciências e interesse em educação ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5739907961514297. E-mail: gutembergcastro@uern.br

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em 08 mar. 2023

Publicado

2024-01-16

Cómo citar

Cosme da Silva, Y. R., Rodrigues Gama, T. M., & de Castro Praxedes, G. (2024). O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12028

Número

Sección

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior