The lorax (2012): a pedagogical resource in environmental education

Authors

  • Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Thaise Maiara Rodrigues Gama Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gutemberg de Castro Praxedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Keywords:

Audio-visual teaching resources, Consumerism and the environment, Children's advertising, Covid-19. Everyday experiences. Teacher. trainers. Pandemic., Education for Sustainable Development (ESD)

Abstract

Environmental education is often approached in an ephemeral and superficial way. From this
perspective, it is necessary to discuss its relevance, enabling dynamic and playful practices in order to
build deeper knowledge, instigating the interest of students. Using as a teaching resource the movie The
Lorax: in search of the lost truffle (2012), this paper proposes to reflect on the relationship between
consumerism and environmental education with students of elementary school I from Brazil.
Characterized as qualitative and exploratory, with a bibliographical focus, the research is based on Rosa
(2000), Bauman (2001), Silva (2015) and Soares and Souza (2018), seeking to highlight the use of films
and videos in educational practices, fostering necessary discussions about the environment. Finally, it is
concluded that the proposed film presents itself as a promising teaching resource in the practice of
environmental education, allowing the dynamization of the teaching-learning process and environmental
awareness of students.

Author Biographies

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq) e do projeto de extensão Estudos Interdisciplinares em Violência, Sociedade e Educação - EIVE (FE/UERN). E-mail: yatamurirafaelly@gmail.com

Thaise Maiara Rodrigues Gama, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e membro do projeto de extensão Formação de Conselheiros Escolares do Município de Mossoró-RN - PROFCE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0785026177216543. E-mail: tthaisegama@gmail.com

Gutemberg de Castro Praxedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, atuando com didática das ciências e interesse em educação ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5739907961514297. E-mail: gutembergcastro@uern.br

References

ALANA, Instituto. Criança e Consumo. [s.d.] Entenda o que é publicidade infantil e porque

ela deve acabar. Disponível em: <https://criancaeconsumo.org.br/chega-de-publicidadeinfantil/o-que-e-publicidade-infantil>. Acesso em 21 mar. 2023.

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. 68p.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 215p.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 200p.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário

Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a

Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União,

Brasília, DF, 28 abr. 1999.

CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. A imagem da ciência no cinema. Química

nova na escola., v. fe 2009, n. 1, p. 9-17, 2009. Disponível em:

<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf>. Acesso em 03 mar. 2023.

ECAM. O que é a Agenda 2030 e quais os seus objetivos. [s.d.] Disponível em:

<http://ecam.org.br/en/blog/o-que-e-a-agenda-2030-e-quais-os-seus-objetivos>. Acesso em 27

mar. 2023.

MEDIA, Kantar Ibope. Investimentos publicitários voltam a crescer em 2021. [s.l]. 2022.

Disponível em: < https://kantaribopemedia.com/conteudo/investimentos-publicitarios-voltama-crescer-em-2021 />. Acesso em 8 mar. 2023.

MAGALHÃES, M. dos R. A. O comportamento de compra compulsiva: um estudo com métodos

neurocientíficos. 2013. 196p. Tese (Doutorado). Programa de Mestrado e Doutorado em

Administração, UNINOVE, São Paulo, 2013.

O LORAX: Em busca da trúfula perdida. Direção: Chris Renaud. Produção de Illumination

Entertainment. Estados Unidos da América: Universal Studios, 2012. Mp4 (86 min.)

Disponível em:

https://www.primevideo.com/detail/0F71IKTH2TJHT3ZB77U9DQL8ZA/ref=atv_sr_fle_c_T

n74RA_1_1_1 >. Acesso em 7 fev. 2023.

PAN, Jovem. Pesquisa aponta que 70% das crianças passam pelo menos 3 horas diárias no

celular. Jovem Pan News. 14 fev 2022. Disponível em:

Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na

Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 16

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/pesquisa-aponta-que-70-das-criancaspassam-pelo-menos-3-horas-diarias-no-celular.html >. Acesso em 8 mar. 2023.

QUÉRÉ, Corinne Le et al. Temporary reduction in daily global CO2 emissions during the

COVID-19 forced confinement. Nature Climate Change, [S.L.], v. 10, n. 7, p. 647-653, 19

maio 2020. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em:

https://www.nature.com/articles/s41558-020-0797-x >. Acesso em 07 mar. 2023.

ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de Ciências. Caderno

Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.1, p.33-49, 2000. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6784/6249 >. Acesso em 03 mar. 2023.

SILVA, Diogo D’ippolito Bartolomeu da. A ESTILÍSTICA DO TEXTO

PUBLICITÁRIO. Monografia (Curso de Publicidade e Propaganda). Universidade Federal

do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:

https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/861/3/DDOBSILVA.pdf >. Acesso em 03 mar. 2023.

SOARES, Josemar Sidinei; SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antunes de. SOCIEDADE DE

CONSUMO E O CONSUMISMO: IMPLICAÇÕES EXISTENCIAIS NA DIMENSÃO DA

SUSTENTABILIDADE. Direito e Desenvolvimento: Implicações existenciais na dimensão

da sustentabilidade, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 304, ago./dez. 2018. Disponível em:

https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/815 >. Acesso em

fev. 2023.

TOKARNIA, Mariana. Acesso à internet aumenta entre crianças e adolescentes. Agência

Brasil, 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/acessointernet-aumenta-entre-criancas-e-adolescentes >. Acesso em 21 mar. 2023.

UNESCO, Brasil. TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o

Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC. [s.d.] Disponível:

https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ >. Acesso em 22 mar. 2023.

UNESCO, Brasil. Educação para o desenvolvimento sustentável. [s.d.]. Disponível em:

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development >.

Acesso em 27 de mar. 2023.

UNESCO, Brasil. Educação para os objetivos do desenvolvimento

sustentável: objetivo de aprendizagem, 2017. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197 >. Acesso em 10 de mar. 2023.

VALADARES, Dandara. Black Friday: a queima de recursos pelo consumismo. Carta

Capital, 2019. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashionrevolution/black-friday-a-queima-de-recursos-pelo-consumismo/ >. Acesso em 29 mar. 2023.

VALENÇA, Lívia. A publicidade como instrumento do capitalismo na propagação da

cultura de consumo e da estilização da vida. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação da Região Nordeste. Salvador: 2007. Disponível em:

Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na

Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 17

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0658-1.pdf >. Acesso

em 08 mar. 2023

Published

2024-01-16

How to Cite

Cosme da Silva, Y. R., Rodrigues Gama, T. M., & de Castro Praxedes, G. (2024). The lorax (2012): a pedagogical resource in environmental education. Conexão ComCiência, 1(4). Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12028

Issue

Section

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior