Estudo sobre as propriedades da água: uma abordagem didático-investigativa no ensino médio.
Parole chiave:
Sequência didática investigativa, Aprendizagem, Propriedades da águaAbstract
Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática investigativa (SDI) para o ensino e aprendizagem das propriedades da água. Realizamos uma pesquisa de intervenção pedagógica em uma escola pública com alunos do ensino médio, onde desenvolvemos uma sequência didática fundamentada no ensino por investigação, e posteriormente analisamos as produções textuais dos estudantes e diálogo que estabelecemos em sala de aula. Verificamos que os alunos conseguiram construir conceitos relacionados às diversas propriedades da água. Além disso, percebemos que os professores de biologia reconheceram no plano de aula a importância da abordagem investigativa na aprendizagem efetiva dos estudantes. Desse modo, concluímos que a SDI direcionada ao estudo sobre as propriedades da água oferece condições para a construção do conhecimento científico pelos alunos e nos auxiliou na construção de saberes pedagógicos a partir do exercício da práxis docente.
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