Estudo sobre as propriedades da água: uma abordagem didático-investigativa no ensino médio.

Autores/as

  • Jordânia Oliveira de Sousa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maria Elane de Carvalho Guerra Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maria Márcia Melo de Castro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Cícero Magérbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri - URCA

Palabras clave:

Sequência didática investigativa, Aprendizagem, Propriedades da água

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática investigativa (SDI) para o ensino e aprendizagem das propriedades da água. Realizamos uma pesquisa de intervenção pedagógica em uma escola pública com alunos do ensino médio, onde desenvolvemos uma sequência didática fundamentada no ensino por investigação, e posteriormente analisamos as produções textuais dos estudantes e diálogo que estabelecemos em sala de aula. Verificamos que os alunos conseguiram construir conceitos relacionados às diversas propriedades da água. Além disso, percebemos que os professores de biologia reconheceram no plano de aula a importância da abordagem investigativa na aprendizagem efetiva dos estudantes. Desse modo, concluímos que a SDI direcionada ao estudo sobre as propriedades da água oferece condições para a construção do conhecimento científico pelos alunos e nos auxiliou na construção de saberes pedagógicos a partir do exercício da práxis docente.

Biografía del autor/a

Jordânia Oliveira de Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2014). Especialista em ensino de Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri (2019). É mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE/PROFBIO (2022). Atualmente é professora da Educação Básica da rede estadual de ensino do estado do Ceará das disciplinas de Biologia.

Maria Elane de Carvalho Guerra, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará UFC. Atualmente é Professora Adjunto do Centro de Ciências da Saúde CCS da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Orienta monografias dos licenciandos dos cursos de Biologia. Ministra disciplinas para alunos de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ministra aulas no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Atuou como docente do Programa de Formação Continuada em serviços nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias para professores de Biologia da Educação Básica em Sobral, CE. Possui experiência de 15 anos no magistério superior, ministrando disciplinas da área de Biologia, entre elas, Biologia celular, Biologia molecular, Projetos Especiais em Biologia, Histologia e Embriologia, Anatomia e Fisiologia Humana, e atualmente, ministrando Estágio Supervisionado do Ensino Médio II no Centro de Ciências da Saúde, UECE. Atuou como Coordenadora de área (2011- 2013) do subprojeto ?Integração Universidade e Escola Básica nos Inhamuns: uma iniciativa de valorização da formação do docente de Biologia'. Atuou como Coordenadora de área (2014- 2018) do Subprojeto PIBID Iniciação à docência e educação ambiental: trabalhando com projetos transversais em escolas do ensino básico. Coordenou em 2012 Projeto 'Mini museu itinerante de Ciências da Natureza: levando a Biologia para além dos muros da Universidade' cujo objetivo geral consistia em desenvolver e divulgar material didático sobre o Bioma Caatinga para estudantes e professores das escolas públicas de Tauá principalmente do Curso de Biologia; além de apresentar o mini museu em eventos culturais e científicos. Tem experiência na área de Biologia e Agronomia, com ênfase em Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: alelopatia, plantas medicinais, morfologia e anatomia vegetal. Defesa da tese de doutorado em 04/12/2012 obtendo o título de doutora em Agronomia/ Fitotecnia, pela Universidade Federal do Ceará, tendo sido orientada pelo Prof. Sebastião Medeiros Filho. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Christus.

Maria Márcia Melo de Castro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013). Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (FFB), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC (2008) e em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Licenciada (2002) e Bacharel (2009) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Exerceu a docência na Educação Básica, no Ensino de Ciências e Biologia (2002 - 2013). Atualmente é professora Adjunta da área de Prática de Ensino, vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do Curso (2021 - 2022) e dos Estágios Supervisionados a este vinculados. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO (2017 - 2022).Foi Coordenadora de Área do PIBID/Biologia/FECLI (2014 -2017; 2020 -2022), Colaborou com o Programa Residência Pedagógica (2020 -2022) e coordenou o Núcleo de Estágio Supervisionado da FECLI/UECE (20013 - 2017) É membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Trabalho Docente, Ensino de Ciências da Natureza e Estágio de Docência. Tem interesse nos estudos do campo da Ontologia do Ser Social (Ontologia marxiana-lukacsiana) e do Materialismo Histórico Dialético.

Cícero Magérbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de Pesquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

Citas

ANDRADE, G. T. B. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Rev. Ensaio. Belo Horizonte. v.13. n.01. p.121-138, jan-abr, 2011.

ATROCH, R. F. S. Cianobactérias e poluição da água: uma Sequência didática para o ensino de ciências Ambientais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências na Área de Ensino em Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRICCIA, V. Sobre as natureza da Ciência e o ensino. In: CARVALHO, A. M. P. de.(Org.) Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019. cap. 3, p. 111 – 128.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Org.) A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019.

DAMIANI, M. F. ROCHEFORT, R. S. CASTRO, R. F. DARIZ, M. R. PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Pelotas, 45, 2013.

EITERER, C. L. Metodologia de pesquisa em educação. Belo Horizonte: UFMG, Faculdadede Educação, 2010.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 51. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

OLIVEIRA, C. M.; CARVALHO, A. M. P. Escrevendo em aulas de Ciências. Rev. Ciência e Educação, v. 11, n. 3, p. 374-366, 2005.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REECE, J. B. Biologia de Campbell. 10 ed. São Paulo: Artmed. 2015.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Rev. Investigações em Ensino de Ciências, v 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Rev. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, 2018.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. de. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. [S.l.:s.n.], 2019, cap. 3, p. 41 – 62.

Publicado

2023-09-02

Cómo citar

Oliveira de Sousa, J., Elane de Carvalho Guerra, M., Márcia Melo de Castro, M., & Magérbio Gomes Torres, C. (2023). Estudo sobre as propriedades da água: uma abordagem didático-investigativa no ensino médio. Conexão ComCiência, 3(3). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10259

Número

Sección

Artigos