Teatro de fantoches como ferramenta lúdica na conscientização das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti ao Ensino Fundamental II
Mots-clés :
Ciências, Ludicidade, Ensino, Saúde, DengueRésumé
O teatro de fantoches é uma ferramenta que pode colaborar na conscientização de diversas temáticas. Dentro desse contexto, objetivou-se mensurar as contribuições do teatro de fantoches como uma estratégia lúdica acerca das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa descritiva, mista, com aplicação de questionários e roda de conversa junto a discentes de uma escola do município de Fortaleza-Ceará. Foi confeccionado 1 cenário, 5 fantoches e um roteiro com linguagem clara e acessível. Após a estreia da peça, os alunos sinalizaram que 92% gostaram do teatro de fantoches, 92% queriam com mais frequência, a palavra de destaque ao pensarem no teatro foi “felicidade”. Pondera-se que essa estratégia teve uma boa aceitação, sendo diferenciada e divertida, estimulando a conscientização dos alunos e a responsabilidade como agentes promovedores de ações preventivas, despontando o teatro de fantoches como aparato pedagógico no aprendizado do Ensino Fundamental II.
Références
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos. Resolução 466/12. Disponível em:< http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 01 out. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos. Resolução 510/16. Disponível em:< http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510> Acesso em: 26 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em :
http://basenacionalcomum.mec.gov.> Acesso em: 01 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 30, de 15 de agosto de 2018. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Monitoramento dos casos de dengue, febre chikungunya e febre pelo vírus Zika até uma semana epidemiológica 34. Boletim Epidemiológico. 2019.
FERNANDES, H. M. C. Vigilância participativa nas ecolas para o controle do Aedes aegypti: abordagem eco-bio-social como estratégia de promoção da saúde. Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Fortaleza, 2020.
FIGUEIRÊDO, A. A. F.; QUEIROZ, T. N. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Desafios atuais do feminismo. Florianópolis, 2012.
FIOCRUZ. Fundação Oswald Cruz. Ministério da Saúde. Brasil. Portal de perguntas. 2019. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-e-o-ciclo-de-vida-do-mosquito-aedes-aegypti > Acesso em: 22 jun. 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOPES, N.; NOZAWA, C.; LINHARES, R. E. C. Características gerais e epidemiologia dos arbovírus emergentes no Brasil. Revista Pan-Amaz Saúde, Ananindeua, v. 5, n. 3, p. 55-64, 2014.
LUZ, M.; OLIVEIRA, M. de F. A. de. Identificando os nutrientes energéticos: uma abordagem baseada em ensino investigativo para alunos do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 8, n. 2, 2011.
MACENA, R. L. de. O teatro de fantoches e a contação de histórias enquanto ferramenta para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
MAIA, P. C. R.; SILVA, F. S. A importância hematofágica e parasitológica da saliva dos insetos hematófagos. Monografia, Sergipe, 2017.
MANO, A. M. P.; SARAVALI, E. G. Conteúdos difíceis de ensinar na perspectiva de professores de ciências. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 58, 2016, Águas de Lindóia. Anais... III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. UNESP. v. 3. p. 2275- 2284, 2016.
MODESTO, A. P. S.; SILVA, K. G. O.; FUKUI, R. K. A promoção da ludicidade no processo de aprendizagem. Revista Psicologua & Saberes. v. 9, n. 14, 2020. Disponível em:< https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1151> Acesso em: 15 ago. 2020.
NEVES, L. O. R. O professor, sua formação e sua prática. 2007. Disponível em:
http://www.centrorefeducacional.com.br/profprat.htm. Acesso em: 8 mar. 2020.
PARISI, S. G. Pessoas em situação e acumulação e ocorrência de arboviroses envolvendo o mosquito Aedes aegypti, município de São Paulo, período de 2013 -2017. (Dissertação de mestrado) São Paulo, 2018.
REVERBEL, O. Teatro: um caminho na escola. São Paulo. Scipione. 1997.
SILVA, A. V. B. A.; BRANDÃO, C. R. P.; ALVES, K. D.; VITÓRIA, N. S. O teatro como ferramenta lúdica para a educação ambiental em doenças tropicais e sua relação com os resíduos sólidos do povoado juá município de Paulo Afonso - Bahia, Brasil. SEMIOSES: Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, out./dez. 2019.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Programa de pós-graduação em engenharia de produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
SILVA, F. S. A importância hematofágica e parasitológica da saliva dos insetos hematófagos. Serviço, MW 1993. Mosquito (Culicidae). In: Insetos e aracnídeos médicos, Lane, RP e RW Crosskey (Eds.). Chapman e Hall, Londres, p. 120-240. 1993.
SOUSA, R. A. DE; VICTOR, J. F. Grupo de teatro de fantoches saúde com arte: proposta de enfermagem para educação em saúde. Rev. RENE, v. 8, n. 2, p. 79–84. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5322. Acesso em: 02 out. 2021.
ZARA, A. L. S. A.; SANTOS, S. M.; FERNANDES-OLIVEIRA, E. S.; CARVALHO, R. G.; COELHO, G. E. Estratégias de controle do Aedes aegypti: uma revisão. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, p. 1-2, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/dxD9DzpTvhQxZDYtnfbF8xz/abstract/?lang=pt.Acesso em: 02 out. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisca Robervânia Soares dos Santos, Maria Elane de Carvalho Guerra, Eddie William de Pinho Santana, Lydia Dayanne Maia Pantoja 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .