Percepção de estudantes de Ciências Biológicas sobre as atividades complementares

Autores

  • Alicia Costa Pereira Universidade estadual do Ceará
  • Laura Helena Pinto de Castro UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja UECE
  • Ivo Batista Conde UECE

Palavras-chave:

atividades complementares, biologia, graduação

Resumo

As atividades complementares são formas de aperfeiçoar a formação dos alunos através da realização de cursos, estágios, intercâmbios dentre outras atividades. Assim realizou-se uma pesquisa com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância objetivando compreender a percepção destes sobre a participação em atividades complementares durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de uma entrevista estruturada, realizada pelo Google Meet®, onde participaram doze alunos. Os resultados mostram que eles sabem o que são atividades complementares, entendendo-as como algo positivo para sua formação, destacando como motivações para realizá-las a busca pelo aprendizado e pela certificação que pode enriquecer o currículo. Apesar das dificuldades apontadas, relataram benefícios na realização dessas atividades complementares e a maioria acha que a universidade divulga e incentiva a participação de todos. Conclui-se que os alunos percebem a importância dessas atividades, tanto para a sua formação pessoal quanto profissional.

 

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Publicado

21-11-2021

Como Citar

Costa Pereira, A., Pinto de Castro , L. H., Dayanne Maia Pantoja , L., & Batista Conde , I. (2021). Percepção de estudantes de Ciências Biológicas sobre as atividades complementares. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7095

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