Políticas de conservação e critérios ambientais
princípios, conceitos e protocolos
Mots-clés :
Direito, Equidade, IntergeracionalidadeRésumé
O desenvolvimento econômico, a cautela do meio ambiente e a equidade social devem caminhar juntos, tal frase condiz com o espírito contemporâneo da maior parte da sociedade, ao menos à civil. O processo de modernização e crescimento econômico advindos principalmente da revolução industrial colidem com esses valores tendo em vista que o objetivo primordial é/era o crescimento econômico e o avanço tecnológico. Além de uma ambição desenfreada havia a compreensão de que os recursos naturais seriam inesgotáveis, concepção incorreta, inclusive o Planeta tem passada uma mensagem nos últimos anos, tem se observado bruscas mudanças na natureza desde o crescimento das temperaturas ao ‘’buraco’’ na camada de ozônio. A coexistência de alguns desses elementos, aqui podemos nomeá-lo de desenvolvimento sustentável, nem sempre tem sido alcançada sem a utilização de mecanismos jurídicos, o Poder Público juntamente a sociedade (majoritariamente) busca atualmente constituir um Estado de Direito Socioambiental, onde homem e natureza possam coexistir respeitando o espaço um do outro e que as mudanças feitas sejam razoáveis a ótica social que será delimitado pelo direito e principalmente pelo pilar do desenvolvimento sustentável, qual a sociedade é peça essencial. A metodologia utilizada é baseada em pesquisa bibliográfica em: a) leis; b) doutrina; c) jurisprudência. O presente trabalho tem como objetivo delinear princípios jurídicos que efetivem a estrutura do desenvolvimento sustentável como mecanismo de educação e reflexo na sociedade intergeracional.
Références
DINIZ, Maria Helena. O estado atual do Biodireito. São Paulo: Saraiva, 2010.
GRAU, Eros Grau. Princípios fundamentais de direito Ambiental. Revista de Direito Ambiental, São Paulo : Ed. Revista dos Tribunais, n. 02., 1997.
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
SILVA, Romeu Faria Thomé da. Manual de direito ambiental. 5. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019. 905 p.
STJ. Superior Tribunal de Justiça Disponível em: https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/6060024/recurso-especial-resp-972902-rs-2007-0175882-0/inteiro-teor-12193311por Acesso em 30 dez 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lucas Melo Rodrigues de Sousa 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .