Flipped classroom: cross-cutting themes as a strategy for post-pandemic student protagonism
Keywords:
Active methodologies, Autonomy, Criticality, Environment, LearningAbstract
This report is the result of experiences, after the emergency period caused by the new coronavirus, with a focus on student protagonism. In this sense, it aims to reflect and analyze the development of the protagonism of Elementary School II students, through the use of the Flipped Classroom methodology and the debate on Transversal Contemporary Themes, with the Environment macro area. This is an experience lived in the year 2022, in the Portuguese Language curricular component, in a state public school in Amapá. The experience was developed from April 18th to 29th and used active methodologies. As satisfactory results, students demonstrated greater autonomy in classes, presentations, content curation, debates and problem solving. It is considered that this experience developed students more committed to individual and collective learning.
References
ALVES DE OLIVEIRA, A.; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Y. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 60, n. 64, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em: 20 ago. 2023.
AMAPÁ. Decreto nº 1.377, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Poder Executivo do Estado do Amapá. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ap/decreto-n-1377-2020-amapa-dispoe-sobre-medidas-temporarias-de-prevencao-ao-contagio-pelo-novo-coronavirus-covid-19-no-ambito-do-poder-executivo-do-estado-do-amapa. Acesso em: 18 ago. 2023.
AMAPÁ. Decreto Nº 2.498 de 19 de junho de 2021. Estabelece critérios para retomada responsável e gradual das atividades econômicas e sociais, considerando a realidade epidemiológica e a rede assistencial dos Municípios e do Estado do Amapá, reforçando a continuidade ao enfrentamento da pandemia, tendo como foco a redução dos riscos de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), e adota outras providências. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=417515. Acesso em: 18 ago. 2023.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
BRASIL. Decreto nº 11.077, de 20 de maio de 2022. Declara a revogação, para os fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2022/decreto-11077-20-maio-2022-792685-publicacaooriginal-165326-pe.html. Acesso em: 19 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
FREITAS, Augusto; et al. (2021). Sala de aula invertida: percepções docentes e discentes a partir de um relato de experiência das aulas de Tópicos em Química na Pós-graduação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. 4. 458-481. 10.5335/rbecm.v4i1.11285.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2006.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Regulamento Sanitário Internacional. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/regulamento-sanitario-internacional/arquivos/7184json-file-1. Acesso em 19 ago. 2023.
Resolução n 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS; 2012. Brasil.
SILVA, I. P. Estilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de licenciatura em matemática a distância. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, 2015.
VIEIRA, Kelmara Mendes et al. Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à prática. Educ. Teoria Prática, Rio Claro, v. 32, n. 65, e 04, 2022. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062022000100103&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 30 ago. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15719.
WOSNIAK, V.; CASTRO, C.A; PLACIDO, R. Protagonismo estudantil: a participação dos Estudantes nos espaços de debate. Cadernos CIMEAC. DOI: 10.18554/cimeac.v12i2.6224. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6224. Acesso em: 19 ago. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Suellen dos Santos Cruz, Karilane Maria Silvino Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.