Sala de aula invertida: temas transversais como estratégia ao protagonismo estudantil pós-pandemia

Autores/as

  • Suellen dos Santos Cruz Universidade Federal do Amapá
  • Karilane Maria Silvino Rodrigues Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palabras clave:

Metodologias ativas, Autonomia, Criticidade, Meio ambiente, Aprendizagem

Resumen

Este relato é resultante das experiências vivenciadas, após o período emergencial causado pelo novo coronavírus, com foco no protagonismo estudantil. Nesse sentido, tem por objetivo refletir e analisar o desenvolvimento do protagonismo de alunos do Ensino Fundamental II, através do uso da metodologia de Sala de Aula Invertida e do debate sobre os Temas Contemporâneos Transversais, com a macroárea Meio Ambiente. Trata-se de uma experiência vivenciada no ano de 2022, no componente curricular Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual do Amapá. A experiência foi desenvolvida no período de 18 a 29 de abril e utilizou-se do uso das metodologias ativas. Como resultados satisfatórios, os estudantes demostraram maior autonomia nas aulas, apresentações, curadoria de conteúdos, debates e resoluções de problemas. Considera-se que essa experiência desenvolveu alunos mais compromissados com aprendizagem individual e coletiva.

Biografía del autor/a

Suellen dos Santos Cruz, Universidade Federal do Amapá

Mestranda do curso Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Professora efetiva da rede pública estadual de ensino. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura com extensão em Magistério Superior. Possui graduação em Letras. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1032795645092522. E-mail: suellensscruz@gmail.com

Karilane Maria Silvino Rodrigues, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Curso de Medicina e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4524296532754181. E-mail: karilane.rodrigues@unifap.br

Citas

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

dos Santos Cruz, S., & Silvino Rodrigues, K. M. (2024). Sala de aula invertida: temas transversais como estratégia ao protagonismo estudantil pós-pandemia. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12049

Número

Sección

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior