Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
Palabras clave:
Agroecologia, Preservação ambiental, Alimentação saudávelResumen
O desenvolvimento de uma horta agroecológica sustentável propicia no ambiente escolar, um espaço de laboratório vivo para desenvolver os conhecimentos biológicos, assim, o presente trabalho objetiva analisar a percepção dos professores em três escolas de educação básica do município de Capistrano/CE acerca do uso da horta como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e abordagem qualitativa, contando com a participação de 34 professores de três escolas da rede pública de ensino de Capistrano/CE que responderam um questionário online produzido no Google Formulários e enviado aos professores por meio do e-mail e das redes sociais. Foi possível observar que os docentes compreendem a importância da implantação, da horta agroecológica escolar dentro do ambiente escolar, considerando a temática e o avanço dos estudos sobre ciências biológicas, destacando possibilidades para preservação do meio ambiente, o fortalecimento da alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.
Citas
ARRUDA, R. F.; MARQUES, M. R.; REIS, J. T. Implantação da horta escolar utilizando materiais recicláveis como alternativa de ensino de educação ambiental. Interdisciplinary Scientific Journal, [S.l.], v.4 ,n.3, p. 158-176, jul./set. 2017.
AZEVEDO, D. S.; FERNANDES, K. L. F. Educação Ambiental na Escola: um estudo sobre os saberes docents. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 95-119, set 2009/fev 2010.
BAI FILHO, P. et al.16320-Horta Escolar Agroecológica: um instrumento para a educação ambiental. Cadernos de AgroecologiaVol 9, No. 4, 2014.
BARBOSA, N.V. S. Horta Escolar Dinamizando o Currículo da Escola. Brasília. 1ª Edição. Brasil. 2008.
BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Presidência da República da Casa Civil. Brasília, DF, 27 dez. 1999. Capítulo 1. Art. 1º. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 23 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EducaçãoAmbiental. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de junho de 2012, Seção 1, p. 70.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Temas Transversais. Brasília (BRASIL): MEC, 1998. 436 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasilia (BRASIL) 2019.
CAJAIBA, R. L. horta orgânica escolar como contributo para desenvolvimento da educação ambiental em uma escola pública rural no município de Uruará,PA.IV Congresso Brasileiro de Gestão AmbientalSalvador/BA – 25 a 28/11/2013.
CANCELIER, J. W.; BELING, H. M.; FACCO, J. A educação ambiental e o papel da horta escolar na educação básica. Revista de Geografia (Recife) V. 37, No. 2, 2020.
CARNEIRO, A.et al.Horta Escolar e segurança alimentar: Instrumento pedagógico e saber didático. Educação Ambiental (Brasil), v.1, n.1, p.07-10. 2020.
DANELIV, L.LEWANDOWSKI, H.HORTA ESCOLAR:Um instrumento ecoalfabetizador no ensino fundamental. Versão online ISBN978-85-8015-093-3 Cadernos PDE. 2016.
ENO, É. G. J. LUNA, R. R. LIMA, R. A. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 19, n. 1, jan.-abr. 2015, p. 248-253 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM.
FILHO, J. S. 11293 - A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e de consumo de alimentos saudáveis para alunos das escolas municipais de Fortaleza, Ceará, Brasil.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 6, n. 2, jan. 2012.
FRAGOSO, E.; NASCIMENTO, E. C. M. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da escola estadual cândido mariano – aquidauana/MS. Revista de Educação Ambiental.Vol. 23, n. 1, 2018.
FREITAS, H. R. et al.; Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE. Revista de Extensão da Univasf Volume 1, número 1. Julho 2018.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002.
MANTELLI, J. Educação Pela Agroecologia: horta escolar.campo-território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 17, p. 735-741, abr., 2014.
MARTINEZ, I. C. P.A. S.; HLENKA, V. Horta escolar como recurso pedagógico. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, v. 8, n. 16, 2017. E – 4977.
MARTINS, J. P .A.; SCHNETZLER, R. P. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018.
MEDEIROS, H. Q.; SATO M. Educação ambiental na temporalidade do Acre: Um olhar sobre a heterotopia de Chico Mendes. Revista brasileira educação ambiental, 2009.
MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiências do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
MORGADO, F.S.; SANTOS,M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: Experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Extensio – Revista Eletrônica de Extensão Número 6, ano 2008.
OLIVEIRA, F. R.; PEREIRA, E. R.; JÚNIOR, A. P. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revbea, São Paulo, V. 13, No 2: 10-31, 2018.
OLIVEIRA, M. A. N. (Re)Pensando a formação de professores em educação ambiental.
OLIVEIRA, R. J. Horta Escolar: Uma Ferramenta Pedagógica e Interdisciplinar na Escola do Campo. Versão oline ISBN 978-86-8015-094-0 Cadernos PDE 2016.
REIS, A. C. S.; SANTOS, E. N. Projeto: a horta na escola. Trabalho final de curso. Ecologia no Ensino Médio. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, 2015.Revista Monografias Ambientais. 2015, p. 08−16.Revista Monografias Ambientais Santa Maria, Edição Especial Curso de Especialização em Educação Ambiental. 2015, p. 08−16 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM.
RUFINO, B.; CRISPIM, C. Breve resgate histórico da educação ambiental no brasil e no mundo. VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Porto Alegre/RS – 23 a 26/11/2015.
SANTOS, M. J. D. et al.;Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. Holos, Ano 30, Vol. 4 agosto/2014. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.3, p.761-771, 2016 761.
SANTOS, P. P. et al.;Horta escolar como Tema gerador para projeto multidisciplinar no município de Parauapebas (Pará-Brasil).Cadernos de Agroecologia –Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF – Vol. 13, N° 1, Jul. 2018.
SILVA, E. P.; SOUSA, J. F. Educação ambiental para saúde alimentar e nutrição no colégio estadual jardim guanabara, goiânia (GO). II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG / IESA / NUPEAT - Goiânia, maio de 2011.
SILVA, H. O.; BEZERRA, R. D. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Revista Interface, Edição nº 12, dezembro de 2016 – p. 163-172.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica*. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCO VIANA FÉLIX, GERMANA COSTA PAIXÃO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.