Crateús ComCiência: Ciência Cidadã, Extensão Universitária e Formação Profissional

Autores

  • Edilane Ribeiro do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Marcos Paulo Lopes Rodrigues Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisco Nunes de Sousa Moura Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-8745-5010
  • Aparecida Barbosa de Paiva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Deborah Ximenes Torres Holanda Faculdade Princesa do Oeste (FPO)
  • Shirliane de Araújo Sousa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.52521/conexaocomciencia.v2i1.7079

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Desenvolvimento profissional, Projeto de extensão

Resumo

A extensão visa realizar uma troca de conhecimento entre a comunidade e a universidade. Nesse aspecto, o projeto Crateús ComCiência é desenvolvido em uma instituição de ensino superior em Crateús/CE, buscando exercer esse papel dentro do contexto educacional. Assim, objetiva-se neste artigo compreender o impacto do projeto na formação profissional dos discentes participantes. Com a aplicação de um formulário eletrônico, buscou-se responder indagações pautadas na contribuição deste para a formação acadêmica dos partícipes. O projeto foi descrito como interdisciplinar pelos pesquisados, refletindo uma das bases do projeto, ao incluir discentes dos variados cursos e semestres. Quanto à importância, relataram sobre o desenvolvimento de habilidades tanto no profissional como no pessoal. Este fato condiz com a extensão por ser uma experiência de troca, onde não somente os receptores são beneficiados, mas como quem está passando o conhecimento. Com isso, é possível perceber que o projeto exerce papel fundamental para eles.

Biografia do Autor

Edilane Ribeiro do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Ciências Biol´ógicas pela Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

Marcos Paulo Lopes Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciando em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Servidor efetivo no município de Ipaporanga/CE, lotado na Secretaria de Educação.

Aparecida Barbosa de Paiva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (PPGERN/UFC).

Deborah Ximenes Torres Holanda, Faculdade Princesa do Oeste (FPO)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (ENCIMA/UFC). Professora no curso de Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste (FPO).

Shirliane de Araújo Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora efetiva no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor efetivo no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE).

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Publicado

28-02-2022

Como Citar

Nascimento, E. R. do, Rodrigues, M. P. L., Moura, F. N. de S., Paiva, A. B. de, Holanda, D. X. T., Sousa, S. de A., & Menezes, J. B. F. de. (2022). Crateús ComCiência: Ciência Cidadã, Extensão Universitária e Formação Profissional. Conexão ComCiência, 2(1). https://doi.org/10.52521/conexaocomciencia.v2i1.7079

Edição

Seção

Relato de experiência