Crateús ComCiência: Ciência Cidadã, Extensão Universitária e Formação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.52521/conexaocomciencia.v2i1.7079Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Desenvolvimento profissional, Projeto de extensãoResumo
A extensão visa realizar uma troca de conhecimento entre a comunidade e a universidade. Nesse aspecto, o projeto Crateús ComCiência é desenvolvido em uma instituição de ensino superior em Crateús/CE, buscando exercer esse papel dentro do contexto educacional. Assim, objetiva-se neste artigo compreender o impacto do projeto na formação profissional dos discentes participantes. Com a aplicação de um formulário eletrônico, buscou-se responder indagações pautadas na contribuição deste para a formação acadêmica dos partícipes. O projeto foi descrito como interdisciplinar pelos pesquisados, refletindo uma das bases do projeto, ao incluir discentes dos variados cursos e semestres. Quanto à importância, relataram sobre o desenvolvimento de habilidades tanto no profissional como no pessoal. Este fato condiz com a extensão por ser uma experiência de troca, onde não somente os receptores são beneficiados, mas como quem está passando o conhecimento. Com isso, é possível perceber que o projeto exerce papel fundamental para eles.
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Revista Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70: LDA, 2011.
BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 02 de fevereiro de 2020.
BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. 1984. 364 f. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Arte – São Paulo, 1984.
FLORIANO, M. D. P.; MATTA, I. B.; MONTEBLANCO, F. L.; ZULIANI, A. L. B. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Revista Em Extensão, Minas Gerais, v. 16, n. 1, p. 9-35, 2017.
FREITAS, R. C. S. B.; FREITAS, H.; VIEIRA, D. D. As relações entre a Univasf e a agricultura familiar por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão. Revista Educação Popular, Minas Gerais, v. 18, n. 3, p. 38-55, 2020.
LEITE, L. R.; RODRIGUES, A. P.; LIMA, M. S. L.; MOURA, F. N. S.; FIRMINO, N. C. S.; NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; ARAGÃO, F. M. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Santa Catarina, v. 11, n. 2, p. 177-188, 2020.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Propósitos da Divulgação Científica no Planejamento de Ensino. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-23, 2017.
MANCHUR, J.; SURIANI, A. L. A.; CUNHA, M. C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, Paraná, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
OLIVEIRA, D. F.; ROQUE, L. R. L.; MEIRELLES, R. M. S.; CACHAPUZ, A. F. C. Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 115-128, 2018.
PAULA, E. L.; RUELA, F. A.; SANTOS, C. S.; KATO, K. C.; COSTA, C. M.; SOUZA, F. H. Ciência Nossa de Cada Dia: divulgando a ciência por meio de experimentos, Revista Guará, Espírito Santo, n. 11, p. 74-89, 2019.
RIBEIRO, M. R. F.; PONTES, V. M. A.; SILVA, E. A. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, Paraná, v. 13, n. 1, p. 52-65, 2017.
ROCHA, R. M. G. Extensão universitária: extensão ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Revista Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, Sergipe, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
SCREMIN, L. B.; JULIANI, D. P.; SCREMIN, S. M. B. Atividades de extensão na educação profissional: curso técnico em edificação do IFSC, campus Florianópolis. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Rio Grande do Norte, v. 4, n. 11, p. 478-491, 2018.
SILVA, A. A. Projeto de ação extensionista: a formação de professores a partir de atividade de impacto social. Revista Pedagogia em Ação, Minas Gerais, v. 10, n. 1, p. 177-193, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edilane Ribeiro do Nascimento, Marcos Paulo Lopes Rodrigues, Francisco Nunes de Sousa Moura, Aparecida Barbosa de Paiva, Deborah Ximenes Torres Holanda, Shirliane de Araújo Sousa, Jones Baroni Ferreira de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.