Crateús ComCiência: Ciência Cidadã, Extensão Universitária e Formação Profissional
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Desenvolvimento profissional, Projeto de extensãoResumo
A extensão visa realizar uma troca de conhecimento entre a comunidade e a universidade. Nesse aspecto, o projeto Crateús ComCiência é desenvolvido em uma instituição de ensino superior em Crateús/CE, buscando exercer esse papel dentro do contexto educacional. Assim, objetiva-se neste artigo compreender o impacto do projeto na formação profissional dos discentes participantes. Com a aplicação de um formulário eletrônico, buscou-se responder indagações pautadas na contribuição deste para a formação acadêmica dos partícipes. O projeto foi descrito como interdisciplinar pelos pesquisados, refletindo uma das bases do projeto, ao incluir discentes dos variados cursos e semestres. Quanto à importância, relataram sobre o desenvolvimento de habilidades tanto no profissional como no pessoal. Este fato condiz com a extensão por ser uma experiência de troca, onde não somente os receptores são beneficiados, mas como quem está passando o conhecimento. Com isso, é possível perceber que o projeto exerce papel fundamental para eles.
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Revista Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70: LDA, 2011.
BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 02 de fevereiro de 2020.
BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. 1984. 364 f. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Arte – São Paulo, 1984.
FLORIANO, M. D. P.; MATTA, I. B.; MONTEBLANCO, F. L.; ZULIANI, A. L. B. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Revista Em Extensão, Minas Gerais, v. 16, n. 1, p. 9-35, 2017.
FREITAS, R. C. S. B.; FREITAS, H.; VIEIRA, D. D. As relações entre a Univasf e a agricultura familiar por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão. Revista Educação Popular, Minas Gerais, v. 18, n. 3, p. 38-55, 2020.
LEITE, L. R.; RODRIGUES, A. P.; LIMA, M. S. L.; MOURA, F. N. S.; FIRMINO, N. C. S.; NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; ARAGÃO, F. M. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Santa Catarina, v. 11, n. 2, p. 177-188, 2020.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Propósitos da Divulgação Científica no Planejamento de Ensino. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-23, 2017.
MANCHUR, J.; SURIANI, A. L. A.; CUNHA, M. C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, Paraná, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
OLIVEIRA, D. F.; ROQUE, L. R. L.; MEIRELLES, R. M. S.; CACHAPUZ, A. F. C. Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 115-128, 2018.
PAULA, E. L.; RUELA, F. A.; SANTOS, C. S.; KATO, K. C.; COSTA, C. M.; SOUZA, F. H. Ciência Nossa de Cada Dia: divulgando a ciência por meio de experimentos, Revista Guará, Espírito Santo, n. 11, p. 74-89, 2019.
RIBEIRO, M. R. F.; PONTES, V. M. A.; SILVA, E. A. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, Paraná, v. 13, n. 1, p. 52-65, 2017.
ROCHA, R. M. G. Extensão universitária: extensão ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Revista Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, Sergipe, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
SCREMIN, L. B.; JULIANI, D. P.; SCREMIN, S. M. B. Atividades de extensão na educação profissional: curso técnico em edificação do IFSC, campus Florianópolis. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Rio Grande do Norte, v. 4, n. 11, p. 478-491, 2018.
SILVA, A. A. Projeto de ação extensionista: a formação de professores a partir de atividade de impacto social. Revista Pedagogia em Ação, Minas Gerais, v. 10, n. 1, p. 177-193, 2018.