Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I

Autores/as

  • Mateus Pereira Freire Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Lectoescrita, Aprendizagem, Psicogênese, Emilia Ferreiro

Resumen

Foram realizados testes de lectoescrita com alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com um levantamento de teorias e termos marcados e desenvolvidos, principalmente, pela autora Emilia Ferreiro (que passaram a ser discutidos por outros autores), objetivando analisar e definir os diferentes níveis da psicogênese das crianças submetidas ao teste e então pensar em como é importante que o profissional consiga perceber a necessidade e possa realizar uma intervenção adequada para que o aluno evolua e tenha suas especificidades respeitadas e compreendidas durante o processo de aprendizagem. Os testes foram realizados com três crianças (uma delas neurodivergente e o restante sendo neurotípicas), as quais foram avaliadas e definidas como estando nos níveis silábico-alfabético e alfabético, tornando evidente que o ensino de leitura e escrita pode e deve ser remodelado e adaptado para atender às necessidades de diferentes alunos, considerando todo o contexto social da criança inserida nas devidas práticas de representação.

Biografía del autor/a

Mateus Pereira Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4178131099479939. E-mail: mateuspereira2061@gmail.com.

Citas

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

Pereira Freire, M. (2024). Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12038

Número

Sección

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior