Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I

Contenido principal del artículo

Mateus Pereira Freire

Resumen

Foram realizados testes de lectoescrita com alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com um levantamento de teorias e termos marcados e desenvolvidos, principalmente, pela autora Emilia Ferreiro (que passaram a ser discutidos por outros autores), objetivando analisar e definir os diferentes níveis da psicogênese das crianças submetidas ao teste e então pensar em como é importante que o profissional consiga perceber a necessidade e possa realizar uma intervenção adequada para que o aluno evolua e tenha suas especificidades respeitadas e compreendidas durante o processo de aprendizagem. Os testes foram realizados com três crianças (uma delas neurodivergente e o restante sendo neurotípicas), as quais foram avaliadas e definidas como estando nos níveis silábico-alfabético e alfabético, tornando evidente que o ensino de leitura e escrita pode e deve ser remodelado e adaptado para atender às necessidades de diferentes alunos, considerando todo o contexto social da criança inserida nas devidas práticas de representação.

Detalles del artículo

Cómo citar
Pereira Freire, M. (2024). Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12038
Sección
Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior
Biografía del autor/a

Mateus Pereira Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4178131099479939. E-mail: mateuspereira2061@gmail.com.

Citas

ARGENTI, Marcia Cristina; PERSICHETO, Aline Juliana Oja. Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-17, e23895, jan./abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23895. Acesso em 08 de agosto de 2023.

COUTINHO, Marília de Lucena. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-87.

Educação infantil na pandemia: impactos causados e o que esperar do futuro? Kumon Brasil. 18 de julho de 2022. Acesso em: 20 de agosto de 2023. Disponível em: https://www.kumon.com.br/blog/vamos-juntos-educar/educacao-infantil-na-pandemia/.

GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAYO, C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SILVA, Mellina; PINTO, Ana Lúcia Guedes. Práticas de Letramento com Crianças Pequenas: possibilidades na alfabetização. Revista Brasileira De Alfabetização, Edição n.17, ISSN: 2446-8584, p.15-26, abr./jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2022619. Acesso em 08 de agosto de 2023.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.