ENSINO E APRENDIZAGEM NO MODELO HÍBRIDO EM MOÇAMBIQUE UMA JUSTAPOSIÇÃO OU PARADOXO?

Main Article Content

Florescencio Luis Tumbo
Castelo Mário Maluleque
José Airton de Freitas Pontes Junior
Jorge Jaime dos Santos Fringe

Abstract

Summary: The objective of the article is to analyze different concepts and conceptions (perspectives and implications) about Hybrid Teaching. As for the methodology, it starts with a qualitative study, using bibliographical research. Despite the prospects for pedagogical advances that Hybrid Teaching can bring about in the educational context, in the Mozambican reality, it is still not understood as a teaching modality. We thus consider a juxtaposition between the objectives of each modality but a paradox depending on its form of implementation in each context.


Keywords: Information and Communication Technologies; Distance Education; Hybrid Teaching.

Article Details

How to Cite
Tumbo, F. L., Maluleque, C. M., de Freitas Pontes Junior, J. A., & dos Santos Fringe, J. J. (2025). ENSINO E APRENDIZAGEM NO MODELO HÍBRIDO EM MOÇAMBIQUE: UMA JUSTAPOSIÇÃO OU PARADOXO?. Conexão ComCiência, 5(3). https://doi.org/10.52521/revccc.v5i3.14343
Section
Artigos

References

ALONSO, K. M., ARAGON, R., da SILVA, D. G., & CHARCZUK, S. B. Aprender e ensinar em tempos de cultura digital. EmRede - Revista De Educação a Distância, 1(1), 152–168, 2014.

AMARAL, R. et al. Possibilidades e desafios para o ensino hibrido, 2019. http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/30901.pdf

BACICH, L; NETO,A,T & TREVISANI, F, M. (Org). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. https://artesanatoeducacional.com.br/produto/ensino-hibrido-personalizacao-e-tecnologia-na-educacao/

BLASZKO, C. E.; CLARO, A. L. de A. & UJIIE, N. T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação e Formação, 6(2), p. 3908, 2021. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908

CANDIDO JUNIOR, E. Gestão de ead no ensino híbrido: uma pesquisa sobre a organização e utilização da sala de aula invertida. Presidente prudente: São Paulo, 2017. http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/221.pdf

CHADZA, A.R.S, FELIPE ANDRÉ ANGST, F.A & GOMUNDANHE, A.M. Ensino Híbrido em Moçambique: um olhar aos desafios e limitações. In MURAKI,S.M.P & HAMMES, C.C. (Orgs.). Tecnologias e seus desdobramentos: contribuições, inovações, limitações, alfabetização e midiática e desafios (1ª ed.). Arcos editores, 2023.

CONCEIÇÃO, C. F; BROZEGUINI, J. da C. O Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental II, 2022. https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/703058/2/Ensino%20H%C3%ADbrido.pdf

CASANOVA, D.; PESSOA, M. T. Um modelo de design educacional para ambiente mistos e EAD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 4–20, 2020.

COUTINHO, C. DE A & DANTAS, O.M. O ensino híbrido: sua importância e sua função para a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019.

COSSA, J. Processo de ensino e aprendizagem durante a vigência da pandemia de Covid-19 em Moçambique-Maputo: dificuldades, experiências, ensinamentos e desafios – 2020 e 2021, Revista Internacional de Culturas, 1(nº especial), pp. 172 – 189, 2022.

DIPLOMA MINISTERIAL Nº/2023. Regulamento de Organização e Funcionamento do Ensino Secundário, 2023.

DECRETO PRESIDENCIAL Nº 11/2020 de Março, Declara o Estado de Emergência, 2020.

FRANCO, M. & GHEDIN, E. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

INSTRUÇÃO MINISTERIAL nº2. Gabinete do Ministro/Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, 2022.

LASAKOSWITSCK, R. Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo, 2022. https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23450

LEANDRO, S. M., & CÔRREA, E. M. Ensino híbrido (blended learning) potencial e desafios no ensino superior. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 387–396, 2018. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/369

LEI N° 18/2018 de 18 de Dezembro de 2018. Lei do Sistema Nacional de Educação, 2018. Disponível em https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-n%C2%BA-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf

MENDES, M. P. de L & CERQUEIRA, I. L. As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura. Educação e Formação, l(9), p. 12096, 2024. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12096

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje, 2021. https://moran.eca.usp.br/wpcontent/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADbrida.pdf

MEPT. Impacto das Medidas de Mitigação da Covid-19 na Educação Básica em Moçambique, 2021. https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2021/06/Relatorio-Impacto-da-COVID-19-PT.pdf

MUZIME, F, A & ZIMBICO, O, J. (2021). Covid-19 e a educação em moçambique: entraves, desafios e possibilidades de reinvenção da educação, Rev. Bras. Polít. Adm. Educ, 37(3), p. 1463 – 1477, 2021.

PERES, P. & PIMENTA, P. Teorias e práticas de b-learning (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, 2011.

PIMENTEL, N. M. Educação à Distância. Rio de Janeiro. Fundação CECIERJ, 2010.

https://m.facebook.com/perm alink.php?story_fbid=1374630272562961&id=1085744191451572&locale=hi_IN

SILVA, J. B. da et al. Modelo De Ensino Híbrido: a Percepção Dos Alunos Em Relação À Metodologia Progressista X Metodologia Tradicional. Revista Conhecimento Online. v. 2, n. 10, p. 102–118, 2018. https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/download/1318/2227/5110

SILVA, J.R, et al. Ensino híbrido: contribuições e desafios para a educação brasileira. Atatiba: SP, 2022. https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/768/628996990815971.pdf

SOUZA, A, R, OLIVEIRA, A, P & RAGNI, R. Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática. Educação e Formação, 8, p.10014, 2023.