O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará

Autor/innen

  • Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Schlagworte:

Currículo, Reforma do Ensino Médio, Educação Física

Abstract

O golpe que destituiu da presidência, Dilma Roussef, a educação do país sofreu reformas
normatizadoras adequando-se à interesses empresariais. Nesse contexto, o Ceará criou, o
Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) do Ensino Médio. Destarte, a Educação
Física sempre lutou pela sua legitimação e legalização e o contexto escolar não poderia ficar de
fora. Com isso, levantamos a seguinte questão: qual o seu lugar nas DCRC do Ceará no Ensino
Médio? Objetivo geral: compreender o lugar da Educação Física no DCRC, considerando a
BNCC e a reforma do Ensino Médio. Apoiado no materialismo histórico dialético, realizou-se
pesquisa documental. Essa análise, observou um retrocesso: o entendimento do objeto de
conhecimento unicamente como linguagem, sua subalternização curricular, condicionando seus
conhecimentos à aquisição de competências e habilidades, hegemonia dos esportes, discursos
biologicistas, processos de avaliação baseado em experimentação. Enfim, essas reformas
atingiram toda a educação no país, promovendo um modelo empresarial que atende aos anseios
capitalistas.

Autor/innen-Biografie

Rhimaykon Teotonio de Sousa Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA. Professor Efetivo da Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC/CE. Coordenador Escolar na EEM JOAQUIM VALDEVINO DE BRITO - CREDE18/SEDUC-CE. Lattes: https://lattes.cnpq.br/2245652641952054

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Veröffentlicht

2024-01-16

Zitationsvorschlag

de Sousa Lima, R. T. (2024). O Lugar da Educação Física no Novo Ensino Médio do Ceará. Conexão ComCiência, 1(4). Abgerufen von https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12026

Ausgabe

Rubrik

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior