EDUCAÇÃO E ATIVIDADES LÚDICAS EM SÁUDE BUCAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Hauptsächlicher Artikelinhalt

Aline Melo Matias
Antonia Gisele Sírio Cunha
Bruna Kézia Araújo da Silva
MARIA SARA CARVALHO DE SOUSA
José Soares Barbosa Filho

Abstract

As ações de promoção de saúde bucal, em especial as direcionadas ao público infantil, devem ser praticadas por meio de ferramentas que tornem o método de aprendizagem mais dinâmico possível e de fácil compreensão. O estudo tem como propósito expor que o lúdico é essencial e de grande importância para a relação ensino-aprendizagem. A escolha de um meio estratégico ou da associação de diferentes materiais lúdicas, como jogos educativos, teatro, música e exposição de macromodelos, deve ser feita de forma racional e considerando não apenas as preferências e habilidades do profissional, mas principalmente a adaptação dos temas, regras e ações da atividade à idade e ao nível cognitivo e motor do desenvolvimento infantil. Desse modo, observamos a importância das informações serem reforçadas e transmitidas com clareza visando o envolvimento dos participantes estimulando o raciocínio e a criatividade.

Artikel-Details

Zitationsvorschlag
Melo Matias, A., Gisele Sírio Cunha, A., Kézia Araújo da Silva, B., CARVALHO DE SOUSA, M. S., & Soares Barbosa Filho , J. (2025). EDUCAÇÃO E ATIVIDADES LÚDICAS EM SÁUDE BUCAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA . Conexão ComCiência, 5(3). https://doi.org/10.52521/revccc.v5i3.10790
Rubrik
Relato de experiência
Autor/innen-Biografien

Aline Melo Matias, Faculdade FIED/UNINTA

As ações de promoção de saúde bucal, em especial as direcionadas ao público infantil, devem ser praticadas por meio de ferramentas que tornem o método de aprendizagem mais dinâmico possível e de fácil compreensão. O estudo tem como propósito expor que o lúdico é essencial e de grande importância para a relação ensino-aprendizagem. A escolha de um meio estratégico ou da associação de diferentes materiais lúdicas, como jogos educativos, teatro, música e exposição de macromodelos, deve ser feita de forma racional e considerando não apenas as preferências e habilidades do profissional, mas principalmente a adaptação dos temas, regras e ações da atividade à idade e ao nível cognitivo e motor do desenvolvimento infantil. Desse modo, observamos a importância das informações serem reforçadas e transmitidas com clareza visando o envolvimento dos participantes estimulando o raciocínio e a criatividade.

Bruna Kézia Araújo da Silva, Faculdade FIED/UNINTA

As ações de promoção de saúde bucal, em especial as direcionadas ao público infantil, devem ser praticadas por meio de ferramentas que tornem o método de aprendizagem mais dinâmico possível e de fácil compreensão. O estudo tem como propósito expor que o lúdico é essencial e de grande importância para a relação ensino-aprendizagem. A escolha de um meio estratégico ou da associação de diferentes materiais lúdicas, como jogos educativos, teatro, música e exposição de macromodelos, deve ser feita de forma racional e considerando não apenas as preferências e habilidades do profissional, mas principalmente a adaptação dos temas, regras e ações da atividade à idade e ao nível cognitivo e motor do desenvolvimento infantil. Desse modo, observamos a importância das informações serem reforçadas e transmitidas com clareza visando o envolvimento dos participantes estimulando o raciocínio e a criatividade.

José Soares Barbosa Filho , Faculdade FIED/UNINTA

As ações de promoção de saúde bucal, em especial as direcionadas ao público infantil, devem ser praticadas por meio de ferramentas que tornem o método de aprendizagem mais dinâmico possível e de fácil compreensão. O estudo tem como propósito expor que o lúdico é essencial e de grande importância para a relação ensino-aprendizagem. A escolha de um meio estratégico ou da associação de diferentes materiais lúdicas, como jogos educativos, teatro, música e exposição de macromodelos, deve ser feita de forma racional e considerando não apenas as preferências e habilidades do profissional, mas principalmente a adaptação dos temas, regras e ações da atividade à idade e ao nível cognitivo e motor do desenvolvimento infantil. Desse modo, observamos a importância das informações serem reforçadas e transmitidas com clareza visando o envolvimento dos participantes estimulando o raciocínio e a criatividade.

Literaturhinweise

ZINATO, A.S. Saúde Bucal e ações educativas para a primeira infância, Governador Valadares – MG.2011.

SOUZA, Lucas Geazi da Silva, et al. A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR. Braz cubas, v. 11 n. 1, 2021.

MOURA, JW da S.; MELO, PS de; MEIRA, G. de F; SÁ, JL de. A importância dos cuidados de higiene oral nas escolas. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 15, 2022.

COTA, A.L.S. ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL INFANTIL, Saúde e Pesquisa, Maringá (PR).2017.

MÁXIMO, S.A, et al. A Importância da Educação em Saúde Bucal de Pais e Educadores como Fator de Impacto na Saúde Bucal da Criança: Uma Revisão da Literatura. Id on Line Rev. Psic. V.15, N. 58, p. 76-87, Dezembro/2021.

OLIVEIRA, J.C.C. Atividades lúdicas na odontopediatria: uma breve revisão da literatura. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v.71, n.1, p.103-107, 2014.

SOUZA, H. et al. Cultura bucal: transformando odontologia em música oral. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 131–142, 2015.

SANTOS, K. T.; GARBIN, A.J. I; GARBIN, C. A. S. Saúde bucal nas escolas: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 161–169, 2012.

OLIVEIRA, J.C.C. Atividades lúdicas na odontopediatria: uma breve revisão da literatura. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v.71, n.1, p.103-107, 2014.

OLIVEIRA, M. F. et al. Motivação no controle do biofilme dental e o aprendizado em relação à saúde bucal em escolares. Publicatio UEPG: Ciências Biológicas e da Saúde, Paraná, v. 18, n. 2, p. 115–120, 2012.

BEZERRA, Thiago; GOMES, Josely. O lúdico e as atividades de educação em saùde bucal: um estudo de caso na unidade de saúde da família do km 06-Natal/RN. In: Anais do V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação 2010.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in