Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Lectoescrita, Aprendizagem, Psicogênese, Emilia FerreiroResumo
Foram realizados testes de lectoescrita com alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com um levantamento de teorias e termos marcados e desenvolvidos, principalmente, pela autora Emilia Ferreiro (que passaram a ser discutidos por outros autores), objetivando analisar e definir os diferentes níveis da psicogênese das crianças submetidas ao teste e então pensar em como é importante que o profissional consiga perceber a necessidade e possa realizar uma intervenção adequada para que o aluno evolua e tenha suas especificidades respeitadas e compreendidas durante o processo de aprendizagem. Os testes foram realizados com três crianças (uma delas neurodivergente e o restante sendo neurotípicas), as quais foram avaliadas e definidas como estando nos níveis silábico-alfabético e alfabético, tornando evidente que o ensino de leitura e escrita pode e deve ser remodelado e adaptado para atender às necessidades de diferentes alunos, considerando todo o contexto social da criança inserida nas devidas práticas de representação.
Referências
ARGENTI, Marcia Cristina; PERSICHETO, Aline Juliana Oja. Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-17, e23895, jan./abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23895. Acesso em 08 de agosto de 2023.
COUTINHO, Marília de Lucena. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-87.
Educação infantil na pandemia: impactos causados e o que esperar do futuro? Kumon Brasil. 18 de julho de 2022. Acesso em: 20 de agosto de 2023. Disponível em: https://www.kumon.com.br/blog/vamos-juntos-educar/educacao-infantil-na-pandemia/.
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MINAYO, C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
SILVA, Mellina; PINTO, Ana Lúcia Guedes. Práticas de Letramento com Crianças Pequenas: possibilidades na alfabetização. Revista Brasileira De Alfabetização, Edição n.17, ISSN: 2446-8584, p.15-26, abr./jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2022619. Acesso em 08 de agosto de 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mateus Pereira Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.