Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I

Autores

  • Mateus Pereira Freire Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Lectoescrita, Aprendizagem, Psicogênese, Emilia Ferreiro

Resumo

Foram realizados testes de lectoescrita com alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com um levantamento de teorias e termos marcados e desenvolvidos, principalmente, pela autora Emilia Ferreiro (que passaram a ser discutidos por outros autores), objetivando analisar e definir os diferentes níveis da psicogênese das crianças submetidas ao teste e então pensar em como é importante que o profissional consiga perceber a necessidade e possa realizar uma intervenção adequada para que o aluno evolua e tenha suas especificidades respeitadas e compreendidas durante o processo de aprendizagem. Os testes foram realizados com três crianças (uma delas neurodivergente e o restante sendo neurotípicas), as quais foram avaliadas e definidas como estando nos níveis silábico-alfabético e alfabético, tornando evidente que o ensino de leitura e escrita pode e deve ser remodelado e adaptado para atender às necessidades de diferentes alunos, considerando todo o contexto social da criança inserida nas devidas práticas de representação.

Biografia do Autor

Mateus Pereira Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4178131099479939. E-mail: mateuspereira2061@gmail.com.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Pereira Freire, M. (2024). Análise de testes de lectoescrita do Ensino Fundamental I. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12038

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior