CORRELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE PROLACTINA E O TIPO DE PARTO EM CABRAS SPRD
Palavras-chave:
Prolactina, Cabra, ReproduçãoResumo
A secreção de prolactina é estimulada pela gestação, amamentação e manipulação das tetas, sono, estresse, ocitocina e outros fatores. A influência mais importante sobre a secreção de prolactina consiste na combinação da gestação, estrógenos e aleitamento. Em cabras SPRD os níveis séricos de prolactina observados no 100º dia de gestação, ao parto e no 23º dia pós-paito foram de 1,03±0,12; l ,66±0,2S ; e 0,98±0,20 ng/ml, respectivamente . Houve diferença significativa entre os níveis de prolactina no dia do paito e nos dias subsequentes (p <O,OS). Não houve relação entre os níveis séticos de prolactina no pré e pós-parto e o tipo de parto (simples ou duplo) (p >O,OS) . Conclui-se que a evolução da secreção de prolactina não é regulai·, sugeiindo que a mesma seja de fo1ma pulsátil ao longo do peliodo gestacional, mantendo-se com maior regularidade durante o pós-paito.
Referências
ANDRADA, A. D. Técnicas de control de la reproducción . ln: ANDRADA, A. D.; MARTÍNEZ, C. F.; LÓPEZ, A S. (Ed.).
Ganado Caprino: Producción, Alin1entación y Sanidad. Mad1id : Editorial Aglicola Espafiola, 2004 . p. 49-72 .
BECKERS , J. F.; ZARROUK, A.; BATALHA , E. S.; GARBAYO, J . M.;
MESTER, L.; STENCI, O. Endoc1inology of pregnancy: ch01ionic somatotropins and pregnancy-associated glycoproteins : Review. Acta Veterinaiia Hungarica, v. 46, n. 2, p. 175-189. 1998.
BYATT, J. C.; WARREN, W. C.; EPPARD,
P. J.; STATEN, N. R.; KRIVI, G. G.; COLLIER, R. J. Ruminant placenta! lactogens: structure and biology.Journal of Animal Science, v. 70, n. 9, p. 2911-23. 1992.
CHARTIER, C.; HOSTE, H.; BOUQUET, W.; MALPAUX , B.; PORS, I.; KOCH, C.
Pe1ipaiturient iise in fecal egg counts associated with prolactin concentration increase in French Alpine dairy goats.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.