A REPRODUÇÃO ANIMAL NO NORDESTE
Palavras-chave:
Reprodução animal, Inseminação artificial, VeterináriaResumo
O presente artigo apresenta uma breve história da medicina veterinária no mundo e importantes informações sobre o início da mesma no Brasil, destacando-se a contribuição da Alemanha na formação de Médicos Veterinários na região Nordeste do País. É evidenciada a relevante participação dos padres beneditinos na criação das instituições de ensino da Agronomia e Veterinária no estado de Pernambuco. Escolas estas que viriam a ser posteriormente a Universidade Federal Rural de Pernambuco. No tocante a Reprodução Animal no Nordeste relata-se o pioneirismo do Prof. José Wanderley Braga responsável pelo nascimento do primeiro animal utilizando a inseminação artificial, tendo sido também o protagonista da primeira colheita e processamento de sêmen bovino no Recife. São apresentados alguns dos médicos veterinários que iniciaram e prestaram relevantes serviços às atividades de Reprodução Animal no Nordeste brasileiro, citando-se também a importância das Universidades para o desenvolvimento desta área. Destaca-se as principais instituições que incrementaram a Reprodução Animal tanto nacional como regional, como os centros de tecnologia de sêmen, o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, (CBRA) Sociedade Brasileira de Transferência de Embriões (SBTE), dentre outras. Salienta-se a importância do Congresso Norte Nordeste de Reprodução Animal (CONERA) para o desenvolvimento desta área na região de sua abrangência. Relata-se a criação do CONERA e suas edições, além dos Médicos Veterinários outorgados com o Prêmio Hans Merkt. São apresentadas ainda dois a importantes programas de pós-graduação na região que foram significativos para os avanços da Reprodução Animal no Nordeste.
Referências
ACADEMIA PERNAMBUCANA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Cadeiras, Patronos e Acadêmicos. Cadeira 15 – Patrono José Wanderley Braga (1903-1970). Coleção Plaquetes Acadêmicas, 7. Recife. APMV, p.124-126, 2012.
BIRGEL, E.; DEVELEY, A.; Medicina Veterinária: uma profissão moderna e abrangente. Disponível em: < http://apamvet.com/boletim02.pdf > acesso em: 04 de outubro de 2020.
CÂMARA, B.P.; RAMOS, B.K.C. Instituto de Veterinária de São Paulo Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930 Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz Disponível em: http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br. Acesso em 04 de Outubro de 2020.
GERMINIANI, C.L.B. A história da medicina veterinária no Brasil. Archives of Veterinary Sciences, v.3, n.1, p.1-8, 1998.
HATSCHBACH, P.I. Origem e evolução do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A Hora Veterinária. Porto Alegre, v.6, n.36, p.25-25, 1987.
HATSCHBACH, P.I. Origem e desenvolvimento do Ensino de Medicina Veterinária no Brasil. A Hora Veterinária. Porto Alegre, v.11, n.62, p.41-46, 1991.
KOSHIYAMA, M.H. História da Medicina Veterinária. Disponível em: http://www.vetcardio.50webs.com/mundo.html > Acesso em: 22 de agosto de 2020.
MELO, L.E.H.; MAGALHÃES, F.O.; ALMEIDA, A.V.; CÂMARA, C.A.G. De alveitares a Veterinários: notas históricas sobre a medicina animal e a escola superior de Medicina Veterinária São Bento de Olinda, Pernambuco (1912-1926). História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, n.1, p.107-123, 2010.
MOTA, VILMA Wanderly Braga. José Wanderley Braga. Uma vida dedicada à Medicina Veterinária. Recife. Editora Universitária da UFRPE., 2007. 214p.
MOURA, J.C.A.; VALE, W.G. Cooperação entre Brasil-Alemanha. Medicina Veterinária. 1958-2018. ”Uma história transformadora”. 1a ed., Salvador: Press Color. 2018. 148p.
PPGBIOTEC. https://ppgbiotec.com/portal/ppg-biotec/ppg-biotec.html. Acesso em 04 de Outubro de 2020.
VIEIRA, R.J. A veterinária tem história. O Dia, Região Meio Norte, p.5, 2009.
VIEIRA, R.J. A Reprodução Animal no Nordeste. Informativo da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária INFORMATIVO APMV. Ano 5, n.2, p.8, 2016. 10p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.