MEMÓRIAS DE DOCENTES LEIGOS(AS) NO ENSINO RURAL DO SUL DE MATO GROSSO

Autori

  • Lucélia da Silva Cavalcanti Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Alessandra Cristina Furtado Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14167

Parole chiave:

Memórias docentes, Ensino rural, Sul de Mato Grosso

Abstract

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), intitulada “História e Memórias de Professores(as) de Escolas Rurais no Sul de Mato Grosso (1968-1978)”. O artigo busca compreender o cotidiano escolar rural através das memórias de docentes leigos(as) que aturam no ensino rural, nos municípios de Dourados e Fátima do Sul. Utilizamos como referencial teórico as contribuições da Nova História cultural, e metodologicamente adotamos a análise documental aliada a História Oral Híbrida. As narrativas desses docentes revelaram que muitos se tornaram professores(as) sem possuir os conhecimentos mínimos exigidos e pela falta de falta de profissionais habilitados. Esses docentes leigos(as), contam como organizavam suas aulas, o que ensinavam, a relação com alunos e comunidade, aspectos que possibilitam a visibilidade da cultura escolar nessas escolas rurais.

Biografie autore

Lucélia da Silva Cavalcanti, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Mestra em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Membro do grupo de pesquisa GEPHEMES (Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade), desde 2018.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social UNESP/Franca (2001). Professora associada IV da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Pubblicato

2024-10-15

Come citare

CAVALCANTI, L. da S.; FURTADO, A. C. MEMÓRIAS DE DOCENTES LEIGOS(AS) NO ENSINO RURAL DO SUL DE MATO GROSSO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14167. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14167. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS