MEMÓRIAS DE DOCENTES LEIGOS(AS) NO ENSINO RURAL DO SUL DE MATO GROSSO

Autor/innen

  • Lucélia da Silva Cavalcanti Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Alessandra Cristina Furtado Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14167

Schlagworte:

Memórias docentes, Ensino rural, Sul de Mato Grosso

Abstract

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), intitulada “História e Memórias de Professores(as) de Escolas Rurais no Sul de Mato Grosso (1968-1978)”. O artigo busca compreender o cotidiano escolar rural através das memórias de docentes leigos(as) que aturam no ensino rural, nos municípios de Dourados e Fátima do Sul. Utilizamos como referencial teórico as contribuições da Nova História cultural, e metodologicamente adotamos a análise documental aliada a História Oral Híbrida. As narrativas desses docentes revelaram que muitos se tornaram professores(as) sem possuir os conhecimentos mínimos exigidos e pela falta de falta de profissionais habilitados. Esses docentes leigos(as), contam como organizavam suas aulas, o que ensinavam, a relação com alunos e comunidade, aspectos que possibilitam a visibilidade da cultura escolar nessas escolas rurais.

Autor/innen-Biografien

Lucélia da Silva Cavalcanti, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Mestra em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Membro do grupo de pesquisa GEPHEMES (Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade), desde 2018.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social UNESP/Franca (2001). Professora associada IV da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Literaturhinweise

ABDALA, Rachel Duarte. Fotografia de e na escola: práticas do olhar e representações sociais. In: MUNHOZ, Fabiana Garcia; MORAES, Felipe Tavares; CALDEIRA-MACHADO, Sandra; ABDALA, Rachel Duarte; ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios (Orgs.). De madeiras e artes de fazer flechas: apontamentos teóricos-metodológicos em História da Educação. Taubaté: Casa Cultura, 2016.

AMARAL, Maria Tereza Marchi. Políticas de habilitação de professores leigos: a dissimulação da inocuidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Professor Leigo: institucionalizar ou erradicar? Caderno 3. São Paulo: Cortez; Brasília: SENEB; 1991. p. 37-83.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. 1. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2002.a

FURTADO, Alessandra Cristina. Arquivos, fontes e instituições: um itinerário de pesquisa sobre o arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto/SP (1918-1960). Patrimônio e Memória, Assis, v. 8, n. 2, p. 186-209, jul./dez. 2012. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/276. Acesso em: 7 jun. 2023.

FURTADO, Alessandra Cristina. Escolarização e Colonização no Sul de Mato Grosso: as escolas primárias rurais das antigas áreas da Marcha para o Oeste (1948-1974). In: Anais do IX Congresso Brasileiro de História da Educação: História da Educação, Global, Nacional e Regional, 2017. Disponível em: < http://www.sbhe.org.br/anais-cbhe>. Acesso em: 21 de setembro de 2019

FURTADO, Alessandra Cristina.; MOREIRA, Kênia Hilda. Professores leigos em escolas rurais primárias no Sul de Mato Grosso (1930-1970). In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Tensões e Perspectivas para a educação brasileira. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1-21. 2015b.

MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA. [setembro 2020]. Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Dourados-MS, 2020.

MÁRIO YOSHIDA. [junho 2019]. Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Fátima do Sul-MS, 2019.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2. ed. rev., ampl. Edições Loyola: São Paulo, 1998.

ROQUE GONÇALVES DA SILVA. [setembro 2020]. Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Vila São José, Vicentina-MS, 2020.

SOUZA, Rosa Fátima. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, n. 49, p. 103-120, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/v96Y4G9VS9fbKyQr87cRJ6r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2021.

PERES, Eliane Teresinha.; VAHL, Mônica Maciel.; THIE, Vania Grim. Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Revista Brasileira História da Educação, Maringá, 16, n. 1, p. 335-372, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40776. Acesso em: 2 set. 2021.

Veröffentlicht

2024-10-15

Zitationsvorschlag

CAVALCANTI, L. da S.; FURTADO, A. C. MEMÓRIAS DE DOCENTES LEIGOS(AS) NO ENSINO RURAL DO SUL DE MATO GROSSO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14167. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14167. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS