MEMÓRIAS DE DOCENTES LEIGOS(AS) NO ENSINO RURAL DO SUL DE MATO GROSSO
DOI :
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14167Mots-clés :
Memórias docentes, Ensino rural, Sul de Mato GrossoRésumé
Este trabalho faz parte de uma pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), intitulada “História e Memórias de Professores(as) de Escolas Rurais no Sul de Mato Grosso (1968-1978)”. O artigo busca compreender o cotidiano escolar rural através das memórias de docentes leigos(as) que aturam no ensino rural, nos municípios de Dourados e Fátima do Sul. Utilizamos como referencial teórico as contribuições da Nova História cultural, e metodologicamente adotamos a análise documental aliada a História Oral Híbrida. As narrativas desses docentes revelaram que muitos se tornaram professores(as) sem possuir os conhecimentos mínimos exigidos e pela falta de falta de profissionais habilitados. Esses docentes leigos(as), contam como organizavam suas aulas, o que ensinavam, a relação com alunos e comunidade, aspectos que possibilitam a visibilidade da cultura escolar nessas escolas rurais.
Références
ABDALA, Rachel Duarte. Fotografia de e na escola: práticas do olhar e representações sociais. In: MUNHOZ, Fabiana Garcia; MORAES, Felipe Tavares; CALDEIRA-MACHADO, Sandra; ABDALA, Rachel Duarte; ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios (Orgs.). De madeiras e artes de fazer flechas: apontamentos teóricos-metodológicos em História da Educação. Taubaté: Casa Cultura, 2016.
AMARAL, Maria Tereza Marchi. Políticas de habilitação de professores leigos: a dissimulação da inocuidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Professor Leigo: institucionalizar ou erradicar? Caderno 3. São Paulo: Cortez; Brasília: SENEB; 1991. p. 37-83.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. 1. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2002.a
FURTADO, Alessandra Cristina. Arquivos, fontes e instituições: um itinerário de pesquisa sobre o arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto/SP (1918-1960). Patrimônio e Memória, Assis, v. 8, n. 2, p. 186-209, jul./dez. 2012. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/276. Acesso em: 7 jun. 2023.
FURTADO, Alessandra Cristina. Escolarização e Colonização no Sul de Mato Grosso: as escolas primárias rurais das antigas áreas da Marcha para o Oeste (1948-1974). In: Anais do IX Congresso Brasileiro de História da Educação: História da Educação, Global, Nacional e Regional, 2017. Disponível em: < http://www.sbhe.org.br/anais-cbhe>. Acesso em: 21 de setembro de 2019
FURTADO, Alessandra Cristina.; MOREIRA, Kênia Hilda. Professores leigos em escolas rurais primárias no Sul de Mato Grosso (1930-1970). In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Tensões e Perspectivas para a educação brasileira. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1-21. 2015b.
MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA. [setembro 2020]. Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Dourados-MS, 2020.
MÁRIO YOSHIDA. [junho 2019]. Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Fátima do Sul-MS, 2019.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2. ed. rev., ampl. Edições Loyola: São Paulo, 1998.
ROQUE GONÇALVES DA SILVA. [setembro 2020]. Entrevista concedida a Lucélia da Silva Cavalcanti. Vila São José, Vicentina-MS, 2020.
SOUZA, Rosa Fátima. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, n. 49, p. 103-120, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/v96Y4G9VS9fbKyQr87cRJ6r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2021.
PERES, Eliane Teresinha.; VAHL, Mônica Maciel.; THIE, Vania Grim. Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático. Revista Brasileira História da Educação, Maringá, 16, n. 1, p. 335-372, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40776. Acesso em: 2 set. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lucélia da Silva Cavalcanti, Alessandra Cristina Furtado 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .