A POPULAÇÃO NEGRA NAS FOTOGRAFIAS ESCOLARES NOS TEMPOS DOS SOARES LOPES (1910-1990):
CIRCULARIDADE E ACELERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14149Parole chiave:
Intelectuais negros, História da Educação, Soares Lopes, AceleraçãoAbstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar as fotografias escolares e identificar a presença da população negra e de intelectuais negros da população de Ilhéus nos tempos dos Soares Lopes (1910 -1970) para a produção de cards didáticos a partir do material coletado nos jornais do Centro de Documentação e Memória Regional. Problematiza-se o apagamento da população negra através da bibliografia selecionada em bancos de dados das principais revistas de história da educação, sendo a Revista Brasileira de História da Educação; Revista História da Educação; Cadernos de História da Educação; Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, e como o uso das fotografias em acervos documentais, pode ser usado para a confecção de cards didáticos que servem como importante instrumento para uma educação antirracista, através da divulgação de intelectuais negros do sul da Bahia em um contexto de aceleração das mídias sociais.
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