O ENSINO SUPERIOR EM CAJAZEIRAS:
UM ESPAÇO PREDOMINANTE FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14170Palavras-chave:
Educação de Mulheres, Ensino Superior, Formação, MagistérioResumo
Objetivou-se compreender a influência da primeira instituição de Ensino Superior do município de Cajazeiras para com a educação de mulheres no alto sertão[1] paraibano. O estudo é exploratório-descritivo e de abordagem qualitativa. Os dados procederam de fontes documentais e orais. Embora destinada a homens e mulheres, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), nos anos primeiros nove anos de funcionamento (1970-1979), teve suas vagas majoritariamente preenchidas por mulheres (n=1.668, 75,78%). A maioria dessas mulheres eram professoras que depositavam na formação superior a esperança de acessão profissional. De maneira geral, os ex-alunos da faculdade preenchiam os novos postos na docência, inclusive na própria instituição. A expressiva presença feminina em meio ao alunado do Ensino Superior de Cajazeiras não representou a superação das contradições de gênero.
Referências
BARALDI, Ivete Maria. A CADES e a formação de professores para o ensino secundário: uma campanha nos anos de 1950-1960. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 3, p. 34-43, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6133. Acesso em: 24 jul. 2024.
BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6, p. 5-46, 2014. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2016/04/caderno_gea_n6_digitalfinal.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
BRASIL. Censo da Educação Superior, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br › documentos › 2022. Acesso em: 24 jul. 2024.
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fialho. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3527. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 25 jul. 2024.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Garlhado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A Mulher e o Magistério: razões da supremacia feminina (A Profissão Docente em uma Perspectiva Histórica). Tóp. Educação. Recife, v.6. n.1-3. p.61, 1998.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Trajetórias formativas (auto) biográficas de educadores (as) negros (as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e220. Acesso em: 24 jul. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques; NASCIMENTO, Vanusa Neves. Docência no Ensino Superior: quais saberes mobilizar para formar professores? Pro-Posições [online], v. 34, e20220044, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0044 https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0044EN. Acesso em: 24 jul. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HONORATO, Herculos Guimarães. A participação feminina nos Cursos de Graduação da Escola Naval. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335596, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5596. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5596. Acesso em: 25 jul. 2024.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
MACHADO, Charliton José dos Santos; LACET, Juliana Aparecida Lemos. Feminismo e republicanismo na imprensa de Portugal: incursão investigativa no jornal A Capital (1910). Ex æquo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, n. 46, p. 155-169, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.10. Acesso em: 14 abr.2024.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; LACET, Juliana Lemos. In: VIEIRA, Cristina Maria Coimbra (Org.). Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde Coletiva, v.17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 jul. 2025.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos. História das instituições escolares de ensino superior nas teses e dissertações brasileiras (2005-2021). Revista Cocar, n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5783. Acesso em: 25 jul. 2024.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. A emancipação da medicina paraibana: tessituras constitutivas da Faculdade de Medicina da Paraíba (1950-1974). 2024. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.
NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; LACET, Juliana Lemos. Catharina Moura e os direitos da mulher: discursos em muitas vozes. Cadernos Cedes, Campinas, v. 44, n. 122, p.37-48, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC271174. Acesso em: 24 jul. 2024.
PASSOS, Elizete S. A mulher na Universidade Federal da Bahia: avanços e recuos. Bahia Análise & Dados. Salvador, v.7, n. 2, p. 142-150, 1997.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
RIBEIRO, A. F. M.; VIEIRA, A. M. D. P. O ingresso de mulheres nas universidades no Brasil (1940-1980). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023100, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18047. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18047.
RODRIGUES, Denise S.; FRANÇA, Maria do Perpetuo Socorro G. de S. A. O uso do documento em pesquisa sócio-histórica. In: MARCONDES, Maria I.; TEIXEIRA, Elizabeth; OLIVEIRA, Ivanilde A. de O. (Orgs.). Metodologia e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010. pp. 75-91.
SOUSA, Kássia Rejane Pereira de. As relações de poder no processo de criação do Ensino Superior na cidade de Cajazeiras – PB, nos anos de 1970. Monografia. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Cajazeiras. 2011. 50p.
SOUSA, Kássia Rejane Pereira de. Silêncios e Memórias: a idealização e implantação do ensino superior na cidade de Cajazeiras-PB (1965-1970). Dissertação. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2023. 220p
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 2. ed. Rio de Janeiro, 1992
VENTURINI, Anna Carolinai. A Presença Das Mulheres Nas Universidades Brasileiras: um panorama de desigualdade. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1500230828_ARQUIVO_AnnaCarolinaVenturini_Texto_completo_MM_FG.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
VERDE, Ana Paula dos Santos Reinaldo; MARTINS, Elcimar Simão. . Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49163, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49163. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9163. Acesso em: 25 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kássia Rejane Pereira de Sousa, Charliton José dos Santos Machado, Vanusa Nascimento Sabino Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.