IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DAS LEIS DE PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS - PE

Autores

  • Jose Roberto Alves Machado Universidade de Pernambuco - UPE
  • José Fábio Dos Santos Bezerra
  • Naiane Da Silva Gomes
  • Cristiana Coutinho Duarte

Palavras-chave:

Transgressão, Irregularidades, SIG

Resumo

A metodologia utilizada no presente trabalho procedeu-se em duas etapas: a primeira voltada a uma pesquisa de cunho bibliográfico em que foram realizadas análises dos instrumentos legais de planejamento e proteção urbano-ambientais para identificação dos possíveis usos e ambivalências desses instrumentos e, a segunda, voltou-se a aplicação das leis por meio da integração dos dados em ambiente SIG para o reconhecimento das irregularidades, com base na análise do uso e ocupação do solo. Feito a análise, diagnosticou-se fortes restrições na lei, embora na prática são negligenciadas pelo poder público que não realizam seu principal papel de provedor de mecanismos de planejamento e ordenamento territorial como consta na Lei , não cumprem seu papel de limitar e controlar o parcelamento do solo e uso inadequados, bem como a não realização de sua função básica de fornecer infraestrutura, contribuindo assim para que a população sem conhecimentos geotécnicos e urbanísticos produza seus próprios meios de resistência, cometendo ações deletérias que culminam em processos resposta causadores de desastres que põem em risco a integridade humana.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Lei n.° 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 1979. 11 p.

______. Lei n.º 4.771, de 15 de setembro de 1965. Institui o Novo Código Florestal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 set. 1965. 18 p.

______. Lei n.º 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres... Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 abr. 2012a, Seção 1.

______. Lei n.º 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 maio 2012b.

CORRÊA, R. L. Espaço Urbano. São Paulo: Hucitec, 1989.

GIRÃO, O.; CORRÊA A. C. B.; GUERRA A. J. T. Encostas urbanas como unidades de gestão e planejamento, a partir do estudo de áreas a sudoeste da cidade do Recife – UFPE-DCG/NAPA. Revista de Geografia, v. 24, n. 3 p. 242-267, set-dez 2007. Disponível em: Acesso em: 10 maio 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

MACHADO, J. R. A.; BEZERRA, J. F. D. S.; GOMES, N. D. S.; DUARTE, C. C. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DAS LEIS DE PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS - PE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 284–297, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1502. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos