A educação integral no ensino médio brasileiro: proteção integral ou formação humana?
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v1i1.523Resumo
O artigo traz resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo GESTOR – Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre em torno da temática da Educação Integral no Ensino Médio Brasileiro. O objetivo geral do artigo foi debater o contexto atual em torno da Educação Integral no Ensino Médio. Através de uma pesquisa com palavras-chave (integral, integrada, ensino médio) foi feita uma seleção de documentos e posterior análise através da categorização por temas, conforme a concepção dialógica de Bakhtin (1997). Os resultados da pesquisa indicam que a Educação Integral, no contexto do Ensino Médio, vem sendo utilizada para a disputa pela captura da subjetividade dos jovens, pelo Capital, bem como para compensar a ausência de políticas públicas em torno da projeção integral, diante do avanço do ideário neoliberal, na perspectiva de guarda e controle dos jovens.
Métricas
Referências
BLASIS, Eloísa de. Avaliações em larga escala: contribuições para a melhoria da qualidade na educação. In: Cadernos Cenpec, 2013.
BONAFINA, Anderson; BONAFINA, Lílian e WERMELINGER, Mônica. A educação profissional técnica de nível médio em saúde na Rede Federal de Educação. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 73-93, jan/abr, 2017.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007 – Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Brasília: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6302.htm, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 – Programa Ensino Médio Inovador. Brasília: MEC, 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ensino_medioinovador.pdf, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Programa Ensino Médio Inovador. Brasília: MEC/ SEB, abril de 2009b.
BRASIL. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011 - Pronatec. Brasília: Presidência da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Resolução nº2, de 30 de janeiro de 2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2012a.
BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2012b.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 – Estatuto da Juventude. Brasília: Presidência da República, 2013a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013b.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Portaria nº 817, de 13 de agosto de 2015 – Bolsa-Formação. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=8&data=13/02/2017, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016 – Reforma do Ensino Médio, convertida na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Presidência da República, 2016a. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Resolução nº 4, de 25 de outubro de 2016. Brasília: FNDE, 2016b. Disponível em: http://www.bsgestaopublica.com.br/index.php/resolucaofnde, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 – Reforma do Ensino Médio, conversão da Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoSigen.action?norma=602639&id=14374947&idBinario=15657824&mime=application/rtf, acesso em 25 de julho de 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Médio: atalho para o passado. In: Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 373-384, abr-jun, 2017.
HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
LEHER, Roberto; BITTORIA, Paolo e MOTTA, Vânia. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 14-24, abr, 2017.
LINHART, Danièle. A desmedida do capital. São Paulo: Boitempo, 2007.
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio – uniforme ou multiforme? In: Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, jan-mar, 2015.
POCHMANN, Marcio. Estado e capitalismo no Brasil: a inflexão atual no padrão das políticas públicas do ciclo político da Nova República. In: Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 309-330, abr-jun, 2017.
ROSA, Alessandra Vitor do Nascimento; MARCONDES, Maria Inês e COELHO, Ligia Martha C. C. Educação Integral e(em) Tempo Integral: analisando as Organizações Curriculares apresentadas nas pesquisas publicadas entre os anos 2000 e 2012. In: Revista Cocar, Belém, v. 10, n. 20, p. 27 a 51, ago/dez 2016.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. Trabalho Docente e Educação Integral no Ensino Médio. Relatório Técnico da Pesquisa APQ-0475-7.08/12 - FACEPE. Caruaru: UFPE, 2015.
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Jovens e Educação Integral do Ensino Médio – analisando Programas em Implementação no Estado de Pernambuco, a partir do novo ordenamento legal do Estado Brasileiro. Relatório Técnico da Pesquisa Processo nº 40482/2012-0 – Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 18/2012 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Caruaru: UFPE, 2014.
WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: F. Bastos, 2001, Revan, 2003.
YOUNG, Michael F. D. O future da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. In: Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set/dez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.