Ciências e educação escolar em tempos de obscurantismo

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https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.2876

Resumo

Este trabalho bibliográfico analisa a relação entre ciência e educação escolar, tendo em conta a atual conjuntura de acirramento da contradição entre as forças produtivas e as relações de produção e da luta de classes, assim como de recrudescimento do obscurantismo. Aborda a desqualificação da formação dos trabalhadores como expressão da tendência ao rebaixamento ao custo da força de trabalho e como esta se articula ao projeto obscurantista de educação que se institucionaliza no país. Ainda, analisa a relação entre ciência, formação humana e educação escolar. Conclui que o interdito ao acesso ao conhecimento nas suas formas mais elaboradas, em especial, a ciência, responde aos interesses hegemônicos de manutenção da ordem vigente e que a defesa da ciência, da educação escolar e da escola coloca-se como uma agenda fundamental no enfrentamento ao obscurantismo nas suas diversas expressões.

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Biografia do Autor

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

MORSCHBACHER, M. Ciências e educação escolar em tempos de obscurantismo. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 112–129, 2020. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.2876. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/2876. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

A ciência diante do obscurantismo