Nativos e imigrantes digitais:
um conceito desacreditado, mas perene em publicações acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14402Resumo
Este estudo tem por propósito identificar e compreender a persistência e os modos de contextualização do conceito de "Imigrantes e Nativos Digitais" na literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como exploração bibliográfica com elementos de revisão sistemática de literatura. Em termos de seus resultados, identificou-se três modos distintos de articulação dos conceitos no material avaliado: a) para refutá-lo; b) uso para pontuar diferenças comunicacionais e de domínio técnico dos meios digitais entre alunos e professores sem compromisso com a perspectiva original; c) uso aderindo a proposta do autor da natividade. Finalmente, a persistência do conceito em trabalhos de investigação científica pode resultar na produção de pesquisas frágeis e em práticas pedagógicas enviesadas, uma vez que essas abordagens permanecem ancoradas em conceito amplamente revisto.
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