Nativos e imigrantes digitais:

um conceito desacreditado, mas perene em publicações acadêmicas

Autores

  • Edimar de Andrade Machado Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14402

Resumo

Este estudo tem por propósito identificar e compreender a persistência e os modos de contextualização do conceito de "Imigrantes e Nativos Digitais" na literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como exploração bibliográfica com elementos de revisão sistemática de literatura. Em termos de seus resultados, identificou-se três modos distintos de articulação dos conceitos no material avaliado: a) para refutá-lo; b) uso para pontuar diferenças comunicacionais e de domínio técnico dos meios digitais entre alunos e professores sem compromisso com a perspectiva original; c) uso aderindo a proposta do autor da natividade. Finalmente, a persistência do conceito em trabalhos de investigação científica pode resultar na produção de pesquisas frágeis e em práticas pedagógicas enviesadas, uma vez que essas abordagens permanecem ancoradas em conceito amplamente revisto.

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Biografia do Autor

Edimar de Andrade Machado , Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará; Servidor Efetivo (Especialista em Educação) da Secretaria Estadual de Educação Pará, lotado na EEEM. Santa Clara/Anapu-Pará.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

DE ANDRADE MACHADO , E. Nativos e imigrantes digitais: : um conceito desacreditado, mas perene em publicações acadêmicas. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14402. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14402. Acesso em: 2 abr. 2025.

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Fluxo Contínuo