Favela Nova Brasília à luz das teorias de Foucault, Agamben, Butler e Mbembe

Autores

Palavras-chave:

Corte Interamericana de Direitos Humanos, Incursões policiais, Teorias de controle social de vidas

Resumo

A condenação do Estado brasileiro em sede do caso Favela Nova Brasília na Corte Interamericana de Direitos Humanos evidenciou a necessidade de debate sobre a atuação das polícias (militar e civil). Por uma abordagem qualitativa, método indutivo e pesquisas bibliográficas, analisa-se o caso à luz dos conceitos de tanatopolítica de Agamben, de biopolítica de Foucault, de vidas precárias de Butler, e de necropolítica de Mbembe.

Biografia do Autor

Camilla Martins Cavalcanti

Mestra em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (PPGD - UNIFOR), com a Linha de Pesquisa em Direitos Humanos, na Área de Concentração Direito Constitucional Público e Teoria Política (2020). Professora Universitária na UNINASSAU. Professora mentora da linha de Direito Internacional e Direitos Humanos do GEDAI-UFC.

Arnelle Rolim Peixoto, Unichristus e Uninassau

Advogada. Doutora em Direito pela Universidad de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade de Salamanca. Professora orientadora do Gedai-UFC. Professora universitária na Unichristus e Uninassau. Membro do Observatório das Nacionalidades.

Downloads

Publicado

20-02-2023

Como Citar

ALVES CONCEIÇÃO, I.; MARTINS CAVALCANTI, C.; ROLIM PEIXOTO, A. . Favela Nova Brasília à luz das teorias de Foucault, Agamben, Butler e Mbembe. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 113–134, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/9635. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)