bell hooks, feminismo negro, educação e interseccionalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v20i44.13417

Palavras-chave:

bell hooks, Antissexismo, Anticapitalismo, Antirracismo, Interseccionalidade

Resumo

Este trabalho apresenta a contribuição do pensamento de bell hooks para uma análise social crítica da sociedade capitalista, que articule questões de gênero, às questões de raça e classe, para responder sobre quais as interligações estabelecidas entre essas dimensões e os caminhos para a superação de múltiplas opressões. A pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, mapeou palavras sementes interseccionadas no combate ao sexismo, ao racismo e ao capitalismo, constituindo sua práxis transformadora

Biografia do Autor

Claudiana Nogueira de Alencar, UECE

Doutora em Linguística com pós-doutorado em Pragmática e Filosofia da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do curso de Letras do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE) e do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLa) da UECE.

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-doutorado em Educação na EHESS (Paris). Professora da Faculdade de Filosofia Dom Aurelio Matos (FAFIDAM) e do Mestrado do MAIE/UECE.

Francisca Lusmaia Alves Mangeth, Universidade Estadual do Ceará

Mestra pelo Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Professora da Rede Pública Municipal e Estadual em Quixeramobim.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

ALENCAR, C. N. de; MARIA GADELHA DE CARVALHO, S.; LUSMAIA ALVES MANGETH, F. bell hooks, feminismo negro, educação e interseccionalidades. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 189–210, 2024. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v20i44.13417. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/13417. Acesso em: 27 dez. 2024.