Nota de solidariedade aos colegas da PUC-SP
À Fundação São Paulo (Fundasp)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Nós do Observatório das Nacionalidades, rede de pesquisadores certificada pelo CNPq e filiada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia, ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), manifestamos vigorosa solidariedade à postura político-científica dos colegas Bruno Huberman e Reginaldo Mattar Nasser, vítimas de descabidas acusações de antissemitismo.
Reconhecidos por sua defesa de causas humanitárias e uma trajetória acadêmica que engrandece a PUC-SP, estes professores participaram ativamente da edição histórica da revista Tensões Mundiais, Genocídio do Povo Palestino, cujo lançamento ocorreu na UECE em julho de 2024. Ao longo de meses de convívio produtivo, contribuíram para que os trabalhos fossem avaliados de forma crítica e rigorosa. Esse é nosso compromisso recíproco!
Passada a perplexidade inicial, refletimos sobre o que motiva a infundada denúncia. Acreditamos que na falta de sólidos argumentos, o caminho mais corriqueiro (e sem esforço) dos defensores da doutrina sionista e do Estado de Israel seja calar a voz dos que lutam pela liberdade e por uma vida digna em uma nação palestina soberana. Mas, talvez, esta tática da guerra midiática esteja ficando desacreditada...
Nossas universidades devem responder altivamente a provocações de pessoas e entidades em sintonia com extremismos políticos.
Solidariedade a Bruno e Reginaldo! Palestina livre!
Fortaleza, 25 de novembro de 2024.
Mônica Dias Martins (ex-aluna da PUC – RJ) e Natalia Monzón Montebello (ex-aluna da PUC – SP)
Coordenadoras do Observatório das Nacionalidades