A PEDAGOGIA DAS CONCHAS

CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A PARTIR DE GASTON BACHELARD

Autores

  • William Gustavo Machado Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v17i2.13199

Palavras-chave:

Gaston Bachelard, Imaginário, Formação, Filosofia da Educação

Resumo

Este artigo se trata de uma investigação na filosofia de Gaston Bachelard. Adotou-se a abordagem fenomenológica e hermenêutica inspirada no próprio filósofo a fim de amplificar a específica imagem da concha. Uma vez que Bachelard nos expõe a concha como uma imagem primordial, a qual pode nos inspirar a inúmeras multiplicações poéticas, tal imagem nos serve em educação à medida que se refere a um recorte específico: o mistério da formação humana. Tendo isso em nosso horizonte, objetivou-se contribuir à área da educação abrindo-nos à investigação poética do tipo bachelardiana para impulsionar ainda mais pesquisas acerca do problema da formação na perspectiva do novo espírito estético, isto é, a partir da ruptura da filosofia contemporânea com a filosofia moderna. Concluiu-se que, além da própria abordagem metodológica escolhida poder proporcionar as amplificações simbólicas e poéticas tal como se objetivou, a própria imagem da concha se demonstrou como uma imagem pedagógica completa, nos propiciando pensar a formação tanto no que diz respeito à sua direção de proteção psíquica quanto à de desenvolvimento psíquico.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

MACHADO, W. G. A PEDAGOGIA DAS CONCHAS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A PARTIR DE GASTON BACHELARD. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 259–278, 2024. DOI: 10.52521/poly.v17i2.13199. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/13199. Acesso em: 30 dez. 2024.