A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA NOS ENSAIOS DE MONTAIGNE
DOI:
https://doi.org/10.52521/poly.v17i3.14276Parole chiave:
Montaigne, pedagogia, Ensaios, filosofia da educação, políticaAbstract
Mesmo afirmando não conhecer muito bem o tema da educação, Montaigne escreve um tratado sobre essa temática, “l’Institution des enfans” (I, 26), partindo de seu próprio processo formativo. O que parece, num primeiro momento, desacreditar o autor dos Ensaios, por sua falta de conhecimento, é, na verdade, um artifício retórico para propor uma pedagogia ancorada na sua própria experiência e voltada para a formação de um ethos que está diretamente ligado à vida pública. Crítico de uma pedagogia livresca, Montaigne propõe uma educação que exercita o julgamento e forma “cabeças bem feitas”, autônomas intelectual e politicamente. O presente artigo, portanto, apresenta a relação direta que há entre as qualidades que devem ser desenvolvidas durante o processo formativo proposto por Montaigne e as qualidades políticas que ele considera fundamentais para a vida pública. Em síntese, apresentamos, aqui, a estreita relação que pode ser percebida entre o programa pedagógico, em “Da educação das crianças” (I, 26), e a política, em “Do útil e do honesto” (III, 1).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.
BARRÈRE, Joseph. L’Humanisme et la politique dans le Discours de la Servitude Volontaire: étude sur les origines du texte et l’objet du Discours D’Estienne de La Boétie. Paris: Librairie Ancienne Édouard Champion, 1923; Genève-Paris: Slatkine, 1981.
CHATEAU, Jean. Montaigne psychologue et pédagogue. Paris: Librairie philosophique Jean Vrin, 1971.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso da Servidão Voluntária. Tradução de Laymert Garcia dos Santos; comentários de Claude Lefort, Pierre Clastres e Marilena Chauí. São Paulo: Editora Brasiliense (Elogio da Filosofia), 1999.
LLINÀS BEGON, Joan Lluís. « Commentaire. [Partie I] ». In: MONTAIGNE, Michel de. De l’institution des enfans (Essais, I, 26). Commentaire de Joan Lluís Llinàs Begon et traduction de Philippe Dessommes Florez. Paris: Classiques Garniers, 2023, pp. 85-180.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios. Livro I. Tradução Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_____. Os Ensaios. Livro III. Tradução Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_____. Os Ensaios. Livro II. Tradução Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
THEOBALDO, Maria Cristina. “Montaigne e a educação em “nova maneira””. In: O que nos faz pensar. Rio de Janeiro, n. 27, 2010, pp. 237-255.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Natanailtom de Santana Morador
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.