O FILÓSOFO EDUCADOR E A FILOSOFIA CRIADORA
UMA ANÁLISE DA “PEDAGOGIA DO CONCEITO” DE DELEUZE E GUATTARI
Mots-clés :
Educação, conceito, filosofia, criação, transcendênciaRésumé
Este artigo tem por objetivo analisar aquilo que ficou conhecido como "pedagogia do conceito" presente na obra O que é a filosofia?, de Deleuze e Guattari, e como ela está ligada ao ensino e à própria compreensão de filosofia. Segundo a tradição filosófica, a tarefa da filosofia é contemplar, refletir e comunicar. No entanto, temos que compreender que, segundo os autores franceses, estas três operações postulam uma transcendência da qual acabamos sempre outorgando um juízo de valor sobre os problemas perante os quais o filósofo se coloca. Pensar a filosofia em outros moldes pode nos render uma relação mais íntima com os problemas e com os conceitos, já que pode nos fazer descer deste pedestal moral e nos orientar na imanência da vida. Deste modo, num primeiro momento tentaremos mostrar como nossos autores, principalmente Deleuze, apontam a tradição filosófica como sendo dogmática; num segundo momento mostraremos como eles tentam fugir a este dogmatismo; por fim, num terceiro momento, como podemos compreender a obra deleuzo-guattariana diante do postulado da educação filosófica.
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Références
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