O FILÓSOFO EDUCADOR E A FILOSOFIA CRIADORA

UMA ANÁLISE DA “PEDAGOGIA DO CONCEITO” DE DELEUZE E GUATTARI

Autores

  • Elemar Kleber Favreto

Palavras-chave:

Educação, conceito, filosofia, criação, transcendência

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar aquilo que ficou conhecido como "pedagogia do conceito" presente na obra O que é a filosofia?, de Deleuze e Guattari, e como ela está ligada ao ensino e à própria compreensão de filosofia. Segundo a tradição filosófica, a tarefa da filosofia é contemplar, refletir e comunicar. No entanto, temos que compreender que, segundo os autores franceses, estas três operações postulam uma transcendência da qual acabamos sempre outorgando um juízo de valor sobre os problemas perante os quais o filósofo se coloca. Pensar a filosofia em outros moldes pode nos render uma relação mais íntima com os problemas e com os conceitos, já que pode nos fazer descer deste pedestal moral e nos orientar na imanência da vida. Deste modo, num primeiro momento tentaremos mostrar como nossos autores, principalmente Deleuze, apontam a tradição filosófica como sendo dogmática; num segundo momento mostraremos como eles tentam fugir a este dogmatismo; por fim, num terceiro momento, como podemos compreender a obra deleuzo-guattariana diante do postulado da educação filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação e realidade, São Paulo, Vol. 27, nº 2, p. 179-204, 2002.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

______________. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

______________. L’immanence: une vie... (A imanência: uma vida...). Trad. Tomaz Tadeu. Educação e realidade, São Paulo, Vol. 27, nº 2, p. 10-18, 2002.

______________, e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. (Coleção TRANS).

FAVRETO, Elemar Kleber. Deleuze e a univocidade do ser - um novo agenciamento para uma filosofia da diferença. Toledo: [s.n.], 2007. (Dissertação de mestrado – Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE).

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins fontes, 1999.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. (Conexões; 24).

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

FAVRETO, E. K. . O FILÓSOFO EDUCADOR E A FILOSOFIA CRIADORA : UMA ANÁLISE DA “PEDAGOGIA DO CONCEITO” DE DELEUZE E GUATTARI. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6464. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos