A CATEGORIA DE EMPODERAMENTO SOCIAL NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Márie dos Santos Ferreira Universidad Argentina John F. Kennedy - UK

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v17i3.14134

Palabras clave:

Palavras-chave: Paulo Freire. Empoderamento Social. EJA. Dialógico. Libertadora.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar a categoria de empoderamento social no contexto da educação de jovens e adultos (EJA), segundo o pensamento de Paulo Freire. Este estudo deu-se como parte da minha tese sobre La representación social de escuela para los alumnos de los Centros de Educación de Jóvenes y Adultos (CEJAs) de la ciudad de Fortaleza - Ceará, Brasil: una convergencia entre la educación escolar semipresencial y la búsqueda del rescate de la autoestima y del empoderamiento social. A reflexão filosófica sobre a categoria de empoderamento social no pensamento de Paulo Freire tem sido de grande relevância para a compreensão de como as relações estabelecidas no processo de aprendizagem podem contribuir para o desenvolvimento emancipatório dos alunos e alunas jovens e adultos. Nesse sentido, prioriza-se nesse artigo a abordagem freiriana sobre o poder de uma educação orientada para a criação de disposições dialógicas e reflexivas, em prol do pensamento crítico e da práxis libertadora como forma de empoderamento social.

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Publicado

2024-12-17

Cómo citar

DOS SANTOS FERREIRA, M. A CATEGORIA DE EMPODERAMENTO SOCIAL NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 169–184, 2024. DOI: 10.52521/poly.v17i3.14134. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/14134. Acesso em: 21 dic. 2024.