ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

PERSPECTIVAS ÉTICAS E TECNOLÓGICAS

Autores/as

Palabras clave:

Inteligência artificial, Produção artística, Desafios éticos, Diversidade.

Resumen

O presente artigo aborda a crescente presença da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano, destacando seu papel nas atividades artísticas. O objetivo principal é analisar o impacto da IA na criação artística, com uma abordagem filosófica e ética. As escolhas metodológicas envolvem uma investigação do estado atual da produção artística por meio de algoritmos, com destaque para questões éticas como autoria, originalidade e diversidade na arte. O artigo busca oferecer uma reflexão crítica sobre o uso da IA na produção artística, inspirando uma compreensão mais profunda do fenômeno e suas implicações, com referências teóricas notáveis de pensadores como Vilém Flusser, Michel Foucault e Gilles Deleuze, contribuindo para a promoção de um uso ético dessas tecnologias inovadoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Anderson Souza da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possuo formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCS) e em Fotografia (UCS). Licenciado em Artes Visuais (IBRA) e Cursando Artes Visuais Bacharelado (UCS). Em nível de pós-graduação lato sensu possuo especialização nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Cinema e Filosofia. Em nível de pós-graduação stricto sensu sou Doutor em Filosofia (PUCRS) e Mestre em Filosofia (UCS). Atualmente realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhei como Professor de cursos de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas áreas de Artes e Comunicação. Tenho experiência em áudio, vídeo, direção, direção de fotografia e edição de video e de imagens. Interesse nos temas: Storytelling, Arquétipos, Mitos e marcas, fotografia, cinema, biopolítica, tanatopolitica, capitalismo, consumo, controle, mídias e novas tecnologias.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. de Vinicius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros, Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Gabriel Valladão Silva. 1. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992. Disponível em: https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuze-g-conversac3a7c3b5es.pdf. Acesso em: 25 de Jan. 2017.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. pp. 219-226. Publicado originalmente em maio de 1990 no jornal francês L'Autre Journal, n° 1. Disponível em: <https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuzegconversac3a7c3b5es.pdf>. Acesso em: 25/06/2023

DIDI-HUBERMAN, GEORGES. A inelutável cisão do ver. In: O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão: Tradução de Raquel Ramalhete. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

Publicado

2024-07-14

Cómo citar

SOUZA DA SILVA, B. A. . ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: : PERSPECTIVAS ÉTICAS E TECNOLÓGICAS. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 134–151, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/13170. Acesso em: 19 jul. 2024.