ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

PERSPECTIVAS ÉTICAS E TECNOLÓGICAS

Authors

Keywords:

Inteligência artificial, Produção artística, Desafios éticos, Diversidade.

Abstract

O presente artigo aborda a crescente presença da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano, destacando seu papel nas atividades artísticas. O objetivo principal é analisar o impacto da IA na criação artística, com uma abordagem filosófica e ética. As escolhas metodológicas envolvem uma investigação do estado atual da produção artística por meio de algoritmos, com destaque para questões éticas como autoria, originalidade e diversidade na arte. O artigo busca oferecer uma reflexão crítica sobre o uso da IA na produção artística, inspirando uma compreensão mais profunda do fenômeno e suas implicações, com referências teóricas notáveis de pensadores como Vilém Flusser, Michel Foucault e Gilles Deleuze, contribuindo para a promoção de um uso ético dessas tecnologias inovadoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Anderson Souza da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possuo formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCS) e em Fotografia (UCS). Licenciado em Artes Visuais (IBRA) e Cursando Artes Visuais Bacharelado (UCS). Em nível de pós-graduação lato sensu possuo especialização nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Cinema e Filosofia. Em nível de pós-graduação stricto sensu sou Doutor em Filosofia (PUCRS) e Mestre em Filosofia (UCS). Atualmente realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhei como Professor de cursos de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas áreas de Artes e Comunicação. Tenho experiência em áudio, vídeo, direção, direção de fotografia e edição de video e de imagens. Interesse nos temas: Storytelling, Arquétipos, Mitos e marcas, fotografia, cinema, biopolítica, tanatopolitica, capitalismo, consumo, controle, mídias e novas tecnologias.

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. de Vinicius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros, Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Gabriel Valladão Silva. 1. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992. Disponível em: https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuze-g-conversac3a7c3b5es.pdf. Acesso em: 25 de Jan. 2017.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. pp. 219-226. Publicado originalmente em maio de 1990 no jornal francês L'Autre Journal, n° 1. Disponível em: <https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuzegconversac3a7c3b5es.pdf>. Acesso em: 25/06/2023

DIDI-HUBERMAN, GEORGES. A inelutável cisão do ver. In: O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão: Tradução de Raquel Ramalhete. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

Published

2024-07-14

How to Cite

SOUZA DA SILVA, B. A. . ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: : PERSPECTIVAS ÉTICAS E TECNOLÓGICAS. Polymatheia - Philosophical Journal, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 134–151, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/13170. Acesso em: 23 nov. 2024.