ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

Portugues

Autor/innen

Schlagworte:

Inteligência artificial, Produção artística, Desafios éticos, Diversidade.

Abstract

The present article addresses the growing presence of Artificial Intelligence (AI) in everyday life, emphasizing its role in artistic activities. The main objective is to analyze the impact of AI on artistic creation, employing a philosophical and ethical approach. Methodological choices involve an investigation into the current state of artistic production through algorithms, focusing on ethical issues such as authorship, originality, and diversity in art. The article seeks to provide a critical reflection on the use of AI in artistic production, inspiring a deeper understanding of the phenomenon and its implications, with notable theoretical references from thinkers such as Vilém Flusser, Michel Foucault, and Gilles Deleuze. This contributes to the promotion of an ethical use of these innovative technologies

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Bruno Anderson Souza da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possuo formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UCS) e em Fotografia (UCS). Licenciado em Artes Visuais (IBRA) e Cursando Artes Visuais Bacharelado (UCS). Em nível de pós-graduação lato sensu possuo especialização nas áreas de Artes Visuais, Fotografia, Audiovisual, Cinema e Filosofia. Em nível de pós-graduação stricto sensu sou Doutor em Filosofia (PUCRS) e Mestre em Filosofia (UCS). Atualmente realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhei como Professor de cursos de extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas áreas de Artes e Comunicação. Tenho experiência em áudio, vídeo, direção, direção de fotografia e edição de video e de imagens. Interesse nos temas: Storytelling, Arquétipos, Mitos e marcas, fotografia, cinema, biopolítica, tanatopolitica, capitalismo, consumo, controle, mídias e novas tecnologias.

Literaturhinweise

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. de Vinicius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros, Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Gabriel Valladão Silva. 1. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992. Disponível em: https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuze-g-conversac3a7c3b5es.pdf. Acesso em: 25 de Jan. 2017.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. pp. 219-226. Publicado originalmente em maio de 1990 no jornal francês L'Autre Journal, n° 1. Disponível em: <https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuzegconversac3a7c3b5es.pdf>. Acesso em: 25/06/2023

DIDI-HUBERMAN, GEORGES. A inelutável cisão do ver. In: O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão: Tradução de Raquel Ramalhete. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

Veröffentlicht

2024-07-14

Zitationsvorschlag

SOUZA DA SILVA, B. A. . ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: : Portugues. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 134–151, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/13170. Acesso em: 23 nov. 2024.