O FILÓSOFO EDUCADOR E A FILOSOFIA CRIADORA

UMA ANÁLISE DA “PEDAGOGIA DO CONCEITO” DE DELEUZE E GUATTARI

Authors

  • Elemar Kleber Favreto

Keywords:

Educação, conceito, filosofia, criação, transcendência

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar aquilo que ficou conhecido como "pedagogia do conceito" presente na obra O que é a filosofia?, de Deleuze e Guattari, e como ela está ligada ao ensino e à própria compreensão de filosofia. Segundo a tradição filosófica, a tarefa da filosofia é contemplar, refletir e comunicar. No entanto, temos que compreender que, segundo os autores franceses, estas três operações postulam uma transcendência da qual acabamos sempre outorgando um juízo de valor sobre os problemas perante os quais o filósofo se coloca. Pensar a filosofia em outros moldes pode nos render uma relação mais íntima com os problemas e com os conceitos, já que pode nos fazer descer deste pedestal moral e nos orientar na imanência da vida. Deste modo, num primeiro momento tentaremos mostrar como nossos autores, principalmente Deleuze, apontam a tradição filosófica como sendo dogmática; num segundo momento mostraremos como eles tentam fugir a este dogmatismo; por fim, num terceiro momento, como podemos compreender a obra deleuzo-guattariana diante do postulado da educação filosófica.

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References

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Published

2021-07-23

How to Cite

FAVRETO, E. K. . O FILÓSOFO EDUCADOR E A FILOSOFIA CRIADORA : UMA ANÁLISE DA “PEDAGOGIA DO CONCEITO” DE DELEUZE E GUATTARI. Polymatheia - Philosophical Journal, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6464. Acesso em: 22 nov. 2024.