Perfil do consumo de lanches por escolares das quatro escolas municipais de um município mineiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.15636

Resumen

Estudo transversal com escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I das quatro escolas municipais da cidade de Diamantina-MG. A coleta de dados foi realizada em 2019 e 2022. O consumo de lanches foi avaliado por meio de um questionário de acordo com autorrelato do escolar. O questionário envolveu questões sobre ano escolar, turno, se o estudante consumia alimentação escolar e frequencia, se trazia lanches de casa para escola e a frequencia e tipo de lanche consumido,  avaliados por meio de uma lista de alimentos em grupos de frutas, pães, bolos e biscoitos, bebidas, doces dentre outros. A presença de lanches ultraprocessados foi verificada segundo classificação NOVA de alimentos. Utilizou-se o teste qui-quadrado, o teste de tendência e a análise de componentes principais (PCA) para identificar uma tendência e padrão dos lanches trazidos pelos escolares nos períodos analisados. O estudo revelou que os escolares apresentam elevada frequência de consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados e salgadinhos de pacote; embora no período analisado tenha tido aumento concomitante do consumo de frutas. Apesar de avanços em termos de aumento no consumo de frutas, ainda há um longo caminho a percorrer para incentivar uma alimentação mais saudável entre as crianças, e em especial estimular o consumo da alimentação escolar em detrimento de lanches no ambiente escolar.

Citas

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Publicado

2025-09-03

Cómo citar

SILVA, L.; BENTO, I. C.; SILVA, A. C. S.; MURTA, N. M. G.; NOBRE, L. N. Perfil do consumo de lanches por escolares das quatro escolas municipais de um município mineiro. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. e15636, 2025. DOI: 10.52521/nutrivisa.v12i1.15636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/15636. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos originais