Instituto Federal de Educação: dilemas e desafios atuais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14860

Mots-clés :

Educação Profissional. Institutos Federais. Educação Profissional, Contexto histórico

Résumé

Resumo

O artigo analisa o caráter ideológico da educação brasileira, com foco na educação profissional oferecida pelos Institutos Federais. A partir de uma perspectiva histórica, examina como a educação no Brasil tem sido moldada por contextos específicos, atendendo às demandas de diferentes períodos e interesses de classe. Ressalta a importância de compreender a educação como um processo contínuo, que exige planejamento fundamentado e conhecimento crítico. Finaliza destacando os Institutos Federais como uma alternativa relevante para promover uma formação omnilateral e contribuir para um projeto educacional transformador e alinhado às necessidades contemporâneas.

Palavras Chave: Educação Profissional. Institutos Federais. Educação Profissional, Contexto histórico

 

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Biographie de l'auteur

Vicente Estevam Sandeski, IFPR/UTP

Vicente Estevam Sandeski

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP (2016). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo UPF (2006). Especialização em Didática Aplicada a Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação do Rio de Janeiro – CEFET-RJ (1996). Especialização em Gestão Pública MEC/IFPR – (2013). Graduado (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC (1986). Diretor Geral do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen – CAFW/UFSM (1997-2003). Diretor Geral do Campus Umuarama – IFPR (2010-2013). Diretor Geral Campus Colombo – IFPR (2013-2014). Diretor Geral Campus Pitanga – IFPR (2018). Diretor Geral Campus Assis Chateaubriand – IFPR (2019-2023). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Publiée

2025-04-09

Comment citer

SANDESKI, V. E. Instituto Federal de Educação: dilemas e desafios atuais. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 2, p. e25014, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i2.14860. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14860. Acesso em: 24 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Ensino de Filosofia nos Institutos Federais