Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018)

Autores/as

  • Jonathan Dalla Vechia Bugs Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Ensino da Filosofia, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, Lei 13.415/2017

Resumen

O presente artigo analisa as proposições da área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da BNCC/2018 que podem servir de base para pensar o Ensino da Filosofia no contexto do novo ensino médio. Para tanto, opera-se dois movimentos: (1) o traçado de um breve panorama do que estava sendo construído para o Ensino da Filosofia nas versões que constituíram o processo de elaboração da BNCC/EM, contrastando com o que de fato se consolidou no documento; (2) apresentação da análise da especificidade da Filosofia a partir do que a BNCC/EM apresenta na área das CHSA. Destacamos que, apesar do documento ter diluído os componentes curriculares na perspectiva das áreas do conhecimento, há elementos que podem ser tomados na (re)construção de um espaço de Ensino para a Filosofia, sobretudo a partir de uma leitura minuciosa das categorias e habilidades especificas da área em questão.

 

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Biografía del autor/a

Jonathan Dalla Vechia Bugs, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Licenciado em Filosofia e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Atualmente é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: jonathan.bugs@acad.ufsm.br

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015. Bolsista Produtividade CNPQ.

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Publicado

2021-12-15

Cómo citar

DALLA VECHIA BUGS, J.; MEDIANEIRA TOMAZETTI, E. Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018). Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 173–202, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7348. Acesso em: 21 nov. 2024.