Educação e Barbárie: Proposições educativas em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i3.16293

Palabras clave:

Artes, barbárie, educação, filosofia

Resumen

O artigo é resultado de uma conferência, cujo objetivo foi trazer para discussão e reflexão o papel da arte e da filosofia no processo de sensibilização e formação humana. Apresentam-se como proposições educativas em tempos de pandemia, a possibilidade de inclusão de vídeos de animação imagens fotográficas e textos sobre a arte e a filosofia como materiais relevantes no processo de sensibilização da formação humana.  No que tange ao problema da barbárie, parece fundamental a adoção de práticas educativas que conduzam a um processo de antibarbárie, como o faz a arte, ao sensibilizar e despertar para o processo crítico a fim de garantir uma formação para a emancipação numa sociedade democrática. 

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Biografía del autor/a

Dalva de Souza Lobo

Doutorado na área de Letras (Literatura).Professora na Universidade Federal de Lavras(UFLA). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Federal de Lavras (FAELCH), nos cursos de Graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Letras  – Mestrado acadêmico. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e de Extensã o INTERSIGNOS  –  Literatura, Linguagem, Tradução intersemiótica e formação docente, no qual pesquisa temáticas afetas  à  literatura em diálogo com diferentes linguagens, e  às performances de voz e de leitura. Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica em Educação (UFSCar-UFLA)

Luzia Batista de Oliveira Silva

Pós-Doutorado em Antropologia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais –  PEPG da PUC-SP  (2011-2013) com Estágio  Pós-Doutoral e Professora  Visitante na  Faculté de Philosophie de l'Université de Bourgogne - Dijon/France (2011-2012); Doutorado em Educação pela FE/USP (2004); Mestrado em Filosofia pela PUC-SP  (1997) ; Bacharelado em Filosofia  –  PUC/SP (1995); Membro da AIGB -  L`Association Internationale Gaston Bachelard - Dijon-FR e membro do SETC - Sociedad de Estudios de Teoría Crítica. Atuou como professora do PPGE/ UNIMEP (02/2010-02/2015), orientou pesquisas de Iniciação Científica, Dissertações e Teses; atuou como professora do PPGSSE/USF (02/2015 à 02/2022), orientou pesquisas de Iniciação Científica, Dissertações, Teses e  Supervisionou três Pós-Doutorados. É pesquisadora no campo da Filosofia e da Educação, autora e organizadora de obras no campo da filosofia e da educação, autora de contos, ensaios e crônicas. Pesquisadora com ênfase em Filosofia e Educação Crítica da Infância; Filosofia Moderna e Contemporânea; Filosofia Bachelardiana; Teoria Crítica e Educação; Poéticas da Infância e Imaginação  Criadora. Foi Líder dos Grupos de Pesquisa: Walter Benjamin, Filosofia, Educação (UNIMEP/CNPq - 2013-2015); Estética, Formação Superior e Infância (UNIMEP/CNPq - 2015-2015); Estética, Formação Superior e Infância (USF/CNPq - 2015-2022); TCTCLAE - Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (USF/CNPq- 2017-2022); membro do Grupo Teoria Crítica e Educação (UFSCar).

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Publicado

2025-09-27

Cómo citar

LOBO, D. de S.; SILVA, L. B. . de O. Educação e Barbárie: Proposições educativas em tempos de pandemia. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 3, p. e25039, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i3.16293. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/16293. Acesso em: 5 dic. 2025.