Língua de sinais: o lugar da diferença surda
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13904Palabras clave:
Língua de sinais, Diferença surda, Comunidade Surda, Cultura surdaResumen
Neste artigo fazemos uma revisão bibliográfica de pesquisadores surdos e ouvintes, buscando mostrar, com base neles, que a língua de sinais constitui a diferença surda no âmbito cultural. A condição surda não compõe a diversidade no interior de uma cultura hegemônica, que é fundada na língua majoritária; mas se constitui em uma minoria linguístico-cultural, que estabelece nesse mesmo campo linguístico-cultural sua diferença em face da língua e da cultura majoritárias. Nesse aspecto, a condição surda se distingue das demais deficiências, que fazem parte de uma diversidade no interior de uma dada cultura, seja esta hegemônica ou minoritária. Essa diferença linguística constitui a comunidade surda – pois toda língua é comunitária – no interior da qual se desenvolve uma diversidade de habilidades e desabilidades, de gênero, raça e classe social.
Descargas
Citas
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas, SP: Pontes Editores, 1995.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
LADD, Paddy. Comprendiendo la cultura sorda: En busca de la Sordedad. Gobierno de Chile. Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Fondo Nacional de Fomento del Libro y la Lectura, Concepción, 2011.
PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In C. Skliar (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.
QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004.
REZENDE, Patrícia Luíza Ferreira. Implante coclear: normalização e resistência surda. Curitiba: CRV, 2012.
SKLIAR, Carlos. A surdez: Um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Estenio Ericson Botelho de Azevedo, Joao Emiliano Fortaleza de Aquino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.