Língua de sinais: o lugar da diferença surda

Autores/as

  • Estenio Ericson Botelho de Azevedo UECE
  • Joao Emiliano Fortaleza de Aquino UECE

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13904

Palabras clave:

Língua de sinais, Diferença surda, Comunidade Surda, Cultura surda

Resumen

Neste artigo fazemos uma revisão bibliográfica de pesquisadores surdos e ouvintes, buscando mostrar, com base neles, que a língua de sinais constitui a diferença surda no âmbito cultural. A condição surda não compõe a diversidade no interior de uma cultura hegemônica, que é fundada na língua majoritária; mas se constitui em uma minoria linguístico-cultural, que estabelece nesse mesmo campo linguístico-cultural sua diferença em face da língua e da cultura majoritárias. Nesse aspecto, a condição surda se distingue das demais deficiências, que fazem parte de uma diversidade no interior de uma dada cultura, seja esta hegemônica ou minoritária. Essa diferença linguística constitui a comunidade surda – pois toda língua é comunitária – no interior da qual se desenvolve uma diversidade de habilidades e desabilidades, de gênero, raça e classe social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas, SP: Pontes Editores, 1995.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

LADD, Paddy. Comprendiendo la cultura sorda: En busca de la Sordedad. Gobierno de Chile. Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, Fondo Nacional de Fomento del Libro y la Lectura, Concepción, 2011.

PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In C. Skliar (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.

QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004.

REZENDE, Patrícia Luíza Ferreira. Implante coclear: normalização e resistência surda. Curitiba: CRV, 2012.

SKLIAR, Carlos. A surdez: Um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Publicado

2024-09-08

Cómo citar

AZEVEDO, E. E. B. de; AQUINO, J. E. F. de. Língua de sinais: o lugar da diferença surda . Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24063, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.13904. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13904. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Filosofia DEF