Contributos de Gaston Bachelard para uma educação da e para a imaginação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13478

Palabras clave:

Educação da Imaginação, Pedagogia do Não, Gaston Bachelard, Imaginação Poética, Racionalismo Científico

Resumen

O artigo discute os principais contributos do pensamento de Gaston Bachelard para uma educação voltada para a imaginação, a partir da complementaridade entre conceito e imagem. O objetivo principal é desenvolver uma pedagogia do não, inspirada na filosofia do não de Bachelard, que encoraja uma formação que transite entre o racionalismo científico e a imaginação poética. Tendo por base as obras de Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Jean-Jacques Wunenburger, estuda-se, num viés metodológico pautado pela hermenêutica, a relação entre imaginação e educação. Mobilizada a pedagogia do não e o cogito sonhador, e tendo por base a imaginação material e formal, além da função de eufemização da imaginação, conclui-se que uma tal pedagogia, inspirada nos contributos de Bachelard, pode efetivamente realizar uma educação da e para a imaginação, ao oferecer uma nova perspectiva sobre a valorização tanto do conhecimento científico quanto do desenvolvimento imaginativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério de Almeida, USP

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e Presidente da Câmara de Avaliação Institucional da USP (CAI). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (2016). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia da Educação e Imaginário.

Alberto Filipe Araújo, UMinho

Alberto Filipe Araújo é Doutor em Educação pela Universidade do Minho (Braga – Portugal). Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho e membro integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. “Este trabalho é financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projeto UID/CED/01661/2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT”. País de Origem: Portugal. E-mail: afaraujo@ie.uminho.pt.

 

Citas

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ARAÚJO. Albeto Filipe; ALMEIDA, Rogério de. Bachelard Pédagogue, éduquer à la nouveauté. Bachelar Studies, Editorial, No 1, 2023, pp. 13-19. Disponível em: https://www.mimesisjournals.com/ojs/index.php/bachelardstudies/article/view/2794/2204

BACHELARD, Gaston. Le rationalisme appliqué. 4e éd. Paris : PUF, 1970.

____________ . L’engagement rationaliste. Paris : PUF, 1972.

____________ . La philosophie du non. Essai d’une philosophie du nouvel esprit scientifique. 6e éd. Paris : PUF, 1973.

____________ . L’Eau et les Rêves. Essai sur l’imagination de la matière. 13e Réimp. Paris : Librairie José Corti, 1976.

____________ . La poétique de la rêverie. Paris : PUF, 1984.

____________ . La Terre et les rêveries de la volonté. Essai sur l’imagination de la matière. 15e Réimp. Paris : José Corti, 1992.

____________ . L’Eau et les Rêves. Essai sur l’imagination de la matière. Paris : Le Livre de Poche/Librairie José Corti, 1993.

____________ . La psychanalyse du feu. Paris : Gallimard, 1994.

____________ . L’air et les songes. Essai sur l’imagination en mouvement. Paris : Le Livre de Poche/Librairie José Corti, 2004.

BARROS, MANOEL de. Poesia Completa. Lisboa : Relógio D’Água, 2016.

BEIGBEDER, Marc. La Contradiction et nouvel entendement. Paris : Bordas, 1973.

CHARBONNEL, Nanine. La tâche aveugle. Les Aventures de la Métaphore. 3 Vols. Strasbourg : PUde Strasbourg, 1991-1993.

DUBORGEL, Bruno. Imaginário e Pedagogia. Trad. de Maria João Batalha Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

DURAND, Gilbert. Science de l’homme et tradition. Le nouvel esprit anthropologique. Paris : Berg International, 1979.

____________ . Les Structures Anthropologiques de l’Imaginaire. Introduction à l’archétypologie générale. 10è edit. Paris: Dunod, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2ª ed. Porto: Afrontamento, 1975.

JEAN, Georges. Bachelard, L’Enfance et la Pédagogie. Paris : Éditions du Scarabée, 1983.

HAMELINE, Daniel. L’Éducation, ses Images et son Propos. Paris: Éditions, ESF, 1986.

____________ . Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine. Paris : ESF, 2000.

LUPASCO, Stéphane. Logique et Contradiction. Paris: PUF, 1947.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Trad. Edgar de Assis Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

SCHEFFLER, Israel. Le langage de l’éducation. Trad. par Michel Le Du. Paris : Klincksieck, 2003.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. La raison contradictoire. Sciences et philosophie modernes : la pensée du complexe. Paris : Albin Michel, 1990.

____________ . La « Bildung » ou l’imagination dans l´éducation. In : BOUVERESSE, Renée (Textes réunis et publiés par). Education et philosophie. Écrits en l’honneur d’Olivier Reboul. Paris: PUF, 1993, p. 59-69.

____________ . Philosophie des images. Paris : PUF, 1997.

____________ . La Vie des Images. Grenoble : PUG, 2002.

____________ . Gaston Bachelard. Poétique des Images. Paris: Mimesis, 2012.

Publicado

2024-09-08

Cómo citar

ALMEIDA, R. de; ARAÚJO, A. F. Contributos de Gaston Bachelard para uma educação da e para a imaginação. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24068, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.13478. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13478. Acesso em: 13 sep. 2024.

Número

Sección

140 anos de nascimento de Gaston Bachelard