Montaigne:

O aprendizado da virtude

Authors

  • Celso Martins Azar Filho

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v1i1.5618

Keywords:

Montaigne, ensaio, virtude

Abstract

O artigo estuda a possibilidade de aprender a virtude, ou dos meios de obtenção da capacidade de agir corretamente, no pensamento de Michel de Montaigne, através da análise dos ensaios Sobre o pedantismo (I, 25) e sobre a educação das crianças (I, 26). Trata-se de mostrar como, reformulando os conceitos de conhecimento e virtude a partir de sua relação, o ensaísta tenta renovar a própria idéia de filosofia.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

AUERBACH. Mimesis. Cap. L’Humaine Condition.São Paulo, Perspectiva, 1987

BLAISE, Albert. Lexicon Latinitatis Medii Aevi. Turnhout, Brepols, 1994.

Clerc: Petit Larousse, 1990.

CHATEAU, J. Montaigne Psychologue et Pédagogue. Paris, Vrin, 1971.

CURTIUS, E. R. La littérature européenne et le Moyen Âge latin Paris, PUF,1991,

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador.Rio de Janeiro, Zahar, 1990, vol. 1

ERNOUT e MEILLET. Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine.Paris, Klincksieck, 1994.

KRISTELLER, P.O. Humanism. In SCHMITT, C.B, (Ed.). TheCambridge History of Renaissance Philosophy. Cambridge, CambridgeU.P., 1992

LOGAN, G.M. The relation of Montaigne to Renaissance Humanism.Journal of the History of Ideas, vol. XXXVI, out.-dez. 1975

Published

2021-06-25

How to Cite

MARTINS AZAR FILHO, C. . Montaigne:: O aprendizado da virtude. Kalagatos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 57–106, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v1i1.5618. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5618. Acesso em: 22 jul. 2024.