Certificação em qualidade em serviços de alimentação: revisão narrativa da literatura

Autores

Palavras-chave:

Certificação, Serviços de Alimentação, Controle de Qualidade

Resumo

A implantação de certificações e normas de controle de qualidade em serviços de alimentação tem sido vista como uma forma de alcançar um padrão de identidade e qualidade que atendam ao consumidor, à empresa e à legislação específica. A intensa urbanização e industrialização estimularam o crescimento e desenvolvimento do segmento do mercado que oferece refeições fora do lar. Essa tendência fez crescer também a exigência do cliente e necessidade de adequação das empresas na busca de formas de controle mais apurados para a produção de alimentos seguros. Com o objetivo de verificar a relevância da certificação em qualidade em serviços de alimentação, foi realizada revisão narrativa da literatura em publicações realizadas nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES. Diante das publicações estudadas, constatou-se que o processo de certificação em qualidade para os serviços de alimentação possui potencial para expansão, verificando sua atuação mais voltada atualmente para a indústria de alimentos. Diante disso, torna-se imprescindível a adoção de certificações em qualidade nos serviços de alimentação, buscando englobar todos os processos da empresa de maneira a atuar em conjunto para se atingir um objetivo comum, a qualidade.

Biografia do Autor

Denise Regina de Oliveira Brasil Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Clarice Maria Araújo Chagas Vergara, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) e do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA BRASIL SOUSA, D. R.; ARAÚJO CHAGAS VERGARA, C. M. Certificação em qualidade em serviços de alimentação: revisão narrativa da literatura. Gestão & Cuidado em Saúde, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. e11130, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/gestaoecuidado/article/view/11130. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

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Artigos de Revisão

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