Vivências do PET - Pedagogia em espaços escolares: experiência no CEI Arry Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16595

Palavras-chave:

Alfabetização, Ludicidade, Educação Infantil, PET Pedagogia, Formação Docente

Resumo

Este resumo reflete sobre as ações educativas desenvolvidas pelas bolsistas do Grupo DEVIR, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Centro de Educação Infantil Arry Rocha de Oliveira, em Sobral, Ceará. Trata-se da primeira experiência do grupo em um espaço escolar, envolvendo crianças do Infantil V. As atividades incluíram momentos de observação, interação e aplicação de propostas voltadas para o processo de alfabetização, de forma lúdica e dinâmica. As ações foram planejadas em conjunto com a equipe escolar, respeitando o contexto e as necessidades das crianças. A experiência, de caráter qualitativo e descritivo, fundamenta-se em autores como Ferreiro (1986), Vygotsky (1991), Macedo, Petty e Passos (2005), Libâneo (2007), Silva (2011), Wallon (2007) e Lorenzato (2008) que evidencia a importância da inserção do pedagogo em formação nos espaços escolares, promovendo a aproximação entre universidade e escola. Os resultados apontaram avanços no reconhecimento de letras, números e rimas, além do fortalecimento da consciência fonológica, da autonomia e do engajamento das crianças. Constatou-se também que a ludicidade foi elemento central para aprendizagens significativas, ao mesmo tempo em que a experiência ampliou o olhar pedagógico das bolsistas e reafirmou a relevância da articulação entre teoria e prática na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Rodrigues Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bolsista do programa de Educação Tutorial - PET.

 

Maria Veriany Menezes de Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bolsista do programa de Educação Tutorial – PET.

Luciano Gutembergue Chaves Bonfim, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Luciano Gutembergue Chaves Bonfim. Doutor em filosofia pela PUC - Rio. Graduado em Pedagogia pela FAEC/UECE. Professor e tutor do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - PET Pedagogia. Coordenador dos grupos de estudo e pesquisa GESTA e GE Piaget.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jul. 2010. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/sesu/pdf/portaria_mec_976_27_07_2010.pdf. Acesso em: 03 out. 2025

FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 17. ed. Porto Alegre: Artmed, 1986.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associado, 2008.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana; PASSOS, Cyntia Greive Veiga. Ludicidade e formação de professores. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Maria da Graça. A ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil. São Paulo: Paulus, 2011.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Alves, S. R., Souza, M. V. M. de, & Bonfim, L. G. C. (2025). Vivências do PET - Pedagogia em espaços escolares: experiência no CEI Arry Rocha. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16595

Edição

Seção

Relato de experiência