Infância e natureza: leituras de Rousseau para a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16507

Palavras-chave:

Infância, Natureza, Rousseau, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo aborda reflexões sobre infância e natureza, com o objetivo de desvelar a produção brasileira recente sobre infância e natureza à luz de Jean-Jacques Rousseau. Realizou-se um Estado do Conhecimento partindo das abordagens de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), no recorte temporal 2015 a 2025, nas bases BDTD/IBICT e CAPES, com descritores combinados (criança/infância; natureza; Rousseau). Localizaram-se 14 trabalhos; após os critérios, três dissertações compuseram o corpus. Emergiram duas categorias: (i) concepções rousseaunianas de infância e natureza (base filosófico-hermenêutica) e (ii) experiências pedagógicas na Educação Infantil em contato com a natureza (base empírica). Os achados indicam escassez de estudos que integrem explicitamente criança, natureza e Rousseau, com concentração em 2020–2021. Propõem-se aproximações mais orgânicas entre teoria e prática, ampliação de descritores e inclusão de periódicos. Conclui-se pela relevância de revisitar Rousseau como interlocutor crítico para reabrir tempos e espaço de natureza na infância.

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Biografia do Autor

Bianca Polli Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação (PPGE/UEPG). Pesquisa relações entre infância e natureza, com ênfase em experiências e formação continuada docente na Educação Infantil. Integra grupos de estudo em teorias da educação e infância.

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Rodrigues, B. P. (2025). Infância e natureza: leituras de Rousseau para a Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–21. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16507