Metamorfose entre versos: contribuições da experiência extensionista do Alvorecer Literário na formação discente do IFRN/MO
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16017Palavras-chave:
Literatura, Ensino Médio Integrado, Extensão, Narrativas autobiográficas, Escrita CriativaResumo
Realizado pelo Clube de Escrita Davi Tintino, o projeto de extensão “Alvorecer Literário: apoio e disseminação da escrita criativa na Educação Básica” buscou fomentar a escrita criativa por meio de oficinas de poesia, cordel, conto e artigo de opinião, realizadas na Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva. O objetivo foi fortalecer a comunidade literária mossoroense e contribuir para o desenvolvimento educacional dos(as) estudantes. Assim, partindo de uma abordagem de cunho qualitativo através de narrativas autobiográficas, o presente artigo analisa a experiência dos(as) autores(as) deste trabalho durante o período em que esses(as) atuavam como estudantes extensionistas do IFRN/Mossoró, demonstrando como a participação no projeto de extensão contribuiu para sua formação profissional e humana no Ensino Médio Integrado. Os resultados apontam o valor da extensão na promoção de competências acadêmicas, sociocomunicativas e subjetivas nos discentes do IFRN/MO que atuaram no Alvorecer Literário.
Downloads
Referências
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL, L. A. de A. Escrever ficção: um manual de criação literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRUNER, E. M. Experience and its expressions. In: TURNER, Victor W.; BRUNER, Edward M. (Org.). The Anthropology of experience. Urbana: University of Illinois Press, 1986. p. 3–30.
CANDIDO, A. O Direito à Literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171–193.
BENETTI, I. C.; OLIVEIRA, W. F. de. O poder terapêutico da escrita: quando o silêncio fala alto. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 67-76, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69050. Acesso em 19 abr. 2023.
FLORES, L. F.; MELLO, D. T. de. O impacto da extensão na formação discente, a experiência como prática formativa: um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 16, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/14465. Acesso em: 19 abr. 2023.
KING, S. Sobre a escrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
MARQUES, V.; SATRIANO, C. R. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 51, p. 369–386, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOURA, A. M. do N. Arte, existências e resistências: produções de Estado, Nação e subjetividades no contexto de espetáculos cênicos no IFRN. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51967. Acesso em: 19 abr. 2023.
PASSEGGI, M. C.; NASCIMENTO, G.; OLIVEIRA, R. de. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, [s. l.], v. 33, n. 33, p. 111–125, 2016. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5682. Acesso em: 19 abr. 2023.
PEREIRA, A. S.; WAGNER, M. F.; OLIVEIRA, M. da S. Déficits em habilidades sociais e ansiedade social: avaliação de estudantes de psicologia. Psicologia da Educação [online], n. 38, p. 113-122, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 19 abr. 2023.
TURNER, V. W.; BRUNER, E. M. (Orgs.). The Anthropology of experience. Urbana: University of Illinois Press, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Henrique Medeiros Santiago, Sarah Miryan Ferreira Nascimento, Ana Maria do Nascimento Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

